Menu
  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Festa de Corpus Christi

Voltar

Festa de Corpus Christi


Conheça Nossa História

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração de comemoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã. Nesse dia o Corpo de Cristo se transforma em remédio e alimento para os sentidos dos homens.

 

A comemoração teve origem na Baixa Idade Média, mais precisamente no ano de 1264, quando foi instituída pelo Papa Urbano IV, por meio da Bula “Transiturus de hoc mundo"’.

 

No Brasil, os primeiros registros da celebração do Corpo de Cristo remontam aos anos iniciais da colonização. Em carta datada de 09 de agosto de 1549, o sacerdote jesuíta português Manuel da Nóbrega relatava que “outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”.

 

Corpus Christi
Corpus Christi

 

Em Castelo, no fim da década de 50, já era costume erguer altares em determinados pontos da cidade. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda(ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

 

No ano de 1963, Zuleide Pereira da Silva, a “Irmã Vicência” (1928-1999) , das Filhas da Caridade, confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia.

 

Corpus Christi

 

Em 1964, com o apoio do Frei José Osés, vigário da Paróquia, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional. No ano de 2013 comemoramos o seu cinquentenário.

 

Das folhas secas de mangueira usadas inicialmente, novos produtos foram sendo acrescentados, entre eles terra vermelha, flores e palha de café e arroz, pedras granuladas, moídas, brancas ou coloridas, borra de café, ramos picados de ciprestes, pó de serra tingido(ou natural), pó de pneus, cal, tampinhas de garrafas pet, bolas de gude e muitos outros.

 

São milhares de metros de tapetes e passadeiras confeccionados pela população que, distribuídas em várias equipes, faz brotar obras de arte com os mais belos motivos de fé cristã. São os “artistas anônimos”, que no dia anterior à comemoração vencem o frio das noites de junho e trabalham arduamente para preparar tapetes e passadeiras que renderão homenagens à presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

 

Na quinta feira, em alusão à quinta feira santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia, a cidade amanhece enfeitada. O respeito, a admiração e a profunda religiosidade podem ser vistos e sentidos em cada uma das pessoas que participam, direta ou indiretamente, dessa grandiosa manifestação de fé.

 

Ao longo de todo o dia são realizadas missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e o clímax da comemoração é a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento. É o momento de exaltação a Jesus eucarístico, que passa pelas ruas para ser glorificado e abençoar os fieis.

 

A Festa de Corpus Christi é um momento especial para Castelo. Fruto da fé e do trabalho de, aproximadamente, 3.000 voluntários, ela é considerada a mais bela festa religiosa do Espírito Santo. Além da população local, cerca de 80.000 pessoas visitam os famosos tapetes e participam intensamente da programação religiosa.

 

Corpus Christi

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Sebrae
Correios - Busca de CEP

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta
07:00h às 18:00h

Atendimento ao Público
09:00h às 15:00h

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2023 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.