Menu
  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Portal da Transparência

Secretaria de Saúde


Secretário:

Marcela Nagel Stov

(28) 3542-8559  /  semsa@castelo.es.gov.br

Rua José Alves Rangel, nº 57, Bairro Santo Andrezinho - CEP.: 29.360-000 – Castelo/ES

 

A Secretaria Municipal de Saúde é o órgão da administração direta da Prefeitura de Castelo que gerencia a oferta de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Município de Castelo está habilitado na Gestão Plena do Sistema, e desde o ano de 2008 está inserido no Pacto Pela Saúde.

 

A Secretaria Municipal de Saúde administra uma rede própria de serviços, sendo esta rede formada por quatro Unidades Saúde da Família: Unidade de Saúde da Família Hermes Camporez – Limoeiro; Unidade de Saúde da Família Constantina Belmock Novo – Estrela do Norte; Unidade de Saúde da Família Honório Piassi – Patrimônio do Ouro; Unidade de Saúde da Família Salute Venturim Manhago - Aracuí, Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Unidade Sanitária Solange Campanha, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atendimento em Fisioterapia Zélia Rangel Tura (CAF), Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), Laboratório Regional de Próteses Dentárias – LRPD Castelo ES e Farmácia Cidadã Municipal.

 

Na Unidade Sanitária de Castelo, além das consultas de clínica geral e pediatria, ofertam-se consultas nas especialidades de cardiologia (incluindo a emissão de laudos de eletrocardiograma), cirurgia geral, bem como, consultas de outros profissionais de nível superior, como Nutricionista, Fonoaudióloga, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Odontologia Básica e Especializada.

 

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas de Saúde, que oferecem a atenção Básica ou Primária à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família e mais recentemente as equipes parametrizadas de Atenção Básica, cadastradas na Unidade Sanitária Solange Campanha. As Unidades abrigam equipes da Estratégia de Saúde da Família e Equipes parametrizadas que reúnem médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e poderão contar em breve com o suporte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado por outros profissionais, como educador físico, psicólogo e psiquiatra.

 

Dependendo da necessidade de cada usuário, na Unidade de Saúde, o Profissional Clínico Geral poderá encaminhar o paciente para consultas ou exames especializados.

 

Este nível de atenção é ofertado pela Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim e CRE, que disponibiliza a esta Secretaria, consultas de alergia, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, nutricionista, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, psicologia, psiquiatria, reumatologia e urologia. Alguns exames também são ofertados, tais como: cintilografia, cistoscópia, colonoscópia, densitométria óssea, eletrocenfalógrama, endoscopia, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada.

 

Através de Contratos de Prestação de Serviços, são ofertados exames de mamografia, raios-x simples, ultrossonografia, ecodoplercardiograma, exames laboratoriais, consultas e exames oftalmológicos.

 

Por meio do Consócio Intermunicipal CIM Pólo Sul são disponibilizados os exames de biopsia, cistouretrografia miccional, colonoscopia, Doppler scam, endoscopia digestiva alta, holter, mapeamento cerebral, nasofribroscopia, ressonância magnética, retrossigmoidoscópia, teste ergométrico, raios-X contrastado, timpanometria, tomografia computadorizada, ultrassonografia diversas, videolaringoscópia.

 

Os atendimentos em caráter Urgência/Emergência são realizados no Pronto Socorro da Santa Casa Castelense através de Convênio firmado, onde é feita a avaliação para a definição do caso: internação do paciente no próprio Hospital ou transferência do mesmo, através da Central de Regulação de Vagas de Cachoeiro de Itapemirim, se assim necessitar.

 

A Assistência Farmacêutica encontra-se dividida entre a Farmácia Cidadã Municipal na Unidade Sanitária Solange Campanha e nas quatro Unidades de Saúde da Família, onde são ofertados 209 itens de diferentes medicamentos padronizados na Atenção Básica. Também são dispensados os medicamentos padronizados do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica Estadual.

 

Atualmente a Farmácia Cidadã conta com uma equipe de 04 farmacêuticos e 09 colaboradores que realiza atendimentos de forma humanizada e qualificada de aproximadamente 7.000 usuários/mês e que somados aos atendimentos das outras Unidades totaliza cerca de 9.000 atendimentos/mês.

 

Além da oferta de serviços, a Secretaria Municipal de Saúde tem a atribuição de realizar atividades que permitem reunir informação indispensável para conhecer, a qualquer momento, o comportamento ou história natural da doença, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes, com a finalidade de reconhecer oportunamente as medidas indicadas e eficientes para sua prevenção (imunização) e controle através da Vigilância Epidemiológica, assim como fiscalizar a comercialização de alimentos e produtos que podem afetar a saúde da população, por meio da Vigilância Sanitária.

 

Ainda na área da Vigilância, são desenvolvidas ações de controle de vetores, dentre eles, o transmissor da malária, da esquistossomose, doença de chagas, dengue e febre amarela, leishmaniose, controle de roedores, de escorpiônico, de pulgas, de carrapatos e demais endemias através da Vigilância Ambiental.

 

Em todas as áreas da Secretaria Municipal de Saúde, as ações envolvem o trabalho de educação em saúde, mobilização social e comunicação e acontecem de forma intersetorial e transversal, ou seja, perpassando diferentes setores e níveis de atenção, visando à prevenção, controle e tratamento das doenças e promoção da qualidade de vida da população.

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Sebrae
Correios - Busca de CEP

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta
07:00h às 18:00h

Atendimento ao Público
09:00h às 15:00h

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2023 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.