Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


18.05.2012

Castelo sedia capacitação do Projeto Ecoar

 

 

Foi realizado em Castelo, no Casarão da Fazenda do Centro, entre os dias 07 e 11 de maio, a primeira capacitação para os integrantes da Ecoárea Ibatira-Forno Grande, do Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), criado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Estiveram presentes representantes dos municípios de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, que integram a ecoárea destacada.


No município foi realizado o curso de Capacitação em Educação Ambiental para Docentes e Gestores Municipais. Contou com a participação de docentes da rede municipal de ensino e membros do Grupo de Sustentabilidade (GS), formado por gestores das secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, que articulam e apoiam, junto ao Poder Público Municipal, as ações de educação ambiental a serem desenvolvidas pelas comunidades escolares e do seu entorno.


As escolas participantes são selecionadas pelos municípios, que devem escolher três e, cada escola, seleciona três educadores para capacitação. Castelo selecionou, na parte de ensino, professores e pedagogos das escolas Antônio Sasso, Frei Juan Echavarri Asiain e Reinaldo Fim, totalizando, junto com representantes do GS, 14 profissionais castelenses.


A capacitação contou com atividades em grupo, palestras, trilhas monitoradas, danças circulares, oficinas de arteterapia, entre outras ações. “O curso trazido pelo Iema foi de grande valia e riqueza para os participantes, pois permitiu reflexões sobre a prática docente quanto aos temas ambientais, bem como trocas de experiências entre educadores de cinco municípios vizinhos”, destaca o integrante do GS de Castelo, José Renato de Oliveira Pin.


O próximo encontro da Ecoárea Itabira-Forno Grande será em Rio Novo do Sul, dia 24 de maio, onde os participantes se reunirão para elaborar seus projetos, colocando em prática tudo o que aprenderam durante a semana de imersão.


Até o fim deste ano, está previsto a realização do “III Seminário Estadual de Educação Ambiental do Projeto Ecoar” na Grande Vitória, com vistas ao encerramento das ações do projeto em 2012, e deve contar com a presença de profissionais de renome nacional no contexto da Educação Ambiental.


O projeto Ecoar está na sua terceira fase, que é denominada como Grupo Monumentos e está sendo executada pelo Instituto Ecos, com o patrocínio da ArcelorMittal. Esta fase irá contemplar outras três Ecoáreas ao longo do ano.

Projeto Ecoar

O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado, e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

Até o momento, o Ecoar contemplou gestores e professores de 65 municípios. Também foram promovidos cursos, whokshops e seminários com a participação de 90 escolas municipais, envolvendo 18.198 alunos.

Neste ano, o projeto está na terceira fase, capacitando o Grupo Monumentos, que é formado por quatro Ecoáreas: Serra das Torres, Itabira-Forno Grande, Caparaó Sul e Caparaó das Águas.

O Grupo Corredores, que também possui cinco Ecoáreas, recebeu a capacitação durante a primeira fase do projeto, em 2009 e 2010. Em 2011, foi realizada a segunda fase do Ecoar, em parceria com a ArcelorMittal e o Instituto Ecos. A previsão é de que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013.

O objetivo é incentivar a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.



 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.