Bandeira

Prefeitura Municipal de Castelo / Cidade de Todos.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

- h

Notícias

03.10.2013

Atletas Castelenses Ganham Avaliação e Acompanhamento de Fisioterapeutas

 

 

 

Flexibilidade, peso, altura, força muscular e postura. Estes são alguns dos itens da Avaliação Postural que estão sendo observados nos atletas das Escolinhas Futebol de Castelo, durante as consultas realizadas por dois Fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Esportes. O serviço é gratuito e foi implantado há pouco mais de duas semanas. A previsão é de que até o fim do mês de novembro, sejam avaliados cerca de 500 atletas que frequentam os Projetos Esportivos ofertados pela Prefeitura.


Um total de 73 alunos, das escolinhas de futebol, já está sendo avaliado. São 23 atletas nas categorias sub 10 e sub 11, 30 nas categorias sub 12 e sub 13, e 20 nas categorias sub 14 e sub 15, do Futebol Castelo, passando pela avaliação postural. Além desses atletas, cerca de 35 idosos que fazem atletismo também serão consultados pelos profissionais. Atletas de outras modalidades, como Handebol e Vôlei, também serão avaliados.


De acordo com os Fisioterapeutas Camila Cesconetto Ferrão e Railton Gonçalves Aguiar Junior, responsáveis pelo serviço, a Avaliação Postural é uma ferramenta muito importante para mensurar os desequilíbrios musculares e articulares, sendo amplamente utilizada pelos profissionais da saúde para avaliação e tratamento clínico, visando detectar e prevenir dores e lesões. Também estão sendo realizados testes de força, flexibilidade, peso e altura para acompanhamento do desenvolvimento físico de cada atleta, para que cresça como um indivíduo saudável, livre de lesões e problemas articulares.


Já no primeiro dia de avaliação, foram identificados em crianças de apenas dez anos, problemas como escoliose, um tipo de desvio na coluna, e agora os profissionais vão desenvolver um trabalho para melhorar tal problema. Segundo os Fisioterapeutas, cerca de 90% das crianças que passam pela avaliação tem encurtamento muscular, um problema na maioria das vezes causado devido à falta de alongamento antes da prática de esportes.


Foi uma inovação muito grande incluirmos a Fisioterapia nos programas esportivos da Secretaria de Esportes, pois estamos detectando futuros problemas como falta de flexibilidade, problemas de postura, para que possamos formar adultos saudáveis, porque realmente é esta a proposta do esporte, qualidade de vida e saúde para a população castelense”, disse o Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches.


Agnalda Ramos Patusso, mãe de um dos atletas, acompanhou a avaliação e ficou surpresa: “Meu filho joga bola há quatro anos. É muito importante porque a gente nunca fica sabendo o que está acontecendo. Achei muito interessante os Fisioterapeutas terem vindo porque meu filho nunca foi fazer uma fisioterapia, e somente agora é que tive oportunidade de saber que ele tem encurtamento muscular.”, disse a mãe de Josué Ramos Patusso, de 11 anos, interessada em saber os procedimentos que serão adotados a partir da constatação.

 



Durante a avaliação, o Fisioterapeuta preenche uma ficha com o nome do atleta, data de nascimento, telefone, em qual time, posição e categoria joga, nome da mãe, escola e turno, entre outras questões. Conforme o diagnóstico, o responsável é orientado a levar a criança para reavaliação em três meses, na Secretaria Municipal de Esportes.

 

Portal Governo do ES Câmara Municipal de Castelo Procon de Castelo Instituto Jutta Batista da Silva Correios - Busca de CEP

Horário de Funcionamento de Segunda à Sexta de 7:00 às 15:00

Av. Nossa Senhora da Penha, 103 - Centro - Cep: 29360-000 - Castelo - ES.

28 3542-6426

 

Brasão

© 2013 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.