Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


21.03.2014

Abril: Mês de Conhecer a História dos Puris-Coroados

 

No mês de abril comemoramos o Dia do Índio e por isso, na Gruta do Limoeiro, localizada no Distrito de Limoeiro, no interior de Castelo, distante apenas 15 km da sede, haverá uma programação especial para atendimento de grupos escolares.

 

O objetivo da Prefeitura de Castelo, através da secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em conjunto com a Associação Turística do Limoeiro - LIMOTUR, é levar estudantes de todo o Espírito Santo para conhecer o cenário onde viveram os Índios Puris-Coroados.

 

"Criamos esta programação voltada para o turismo pedagógico para incentivar o turismo regional, para que as pessoas conheçam os atrativos turísticos da nossa região, além de estimular os estudantes a conhecerem melhor a nossa própria história", informou o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Lopes.

 

Patrimônio histórico estadual, a gruta é a mais importante área de estudos sobre a pré historia do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás.


Também possui características geológicas diferentes das maiorias das grutas. A sua importância é devido à particularidade relacionada à formação dos espeleotemas.


Em seu interior é possível encontrar diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são:  cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos.

 

Durante o mês de abril haverá uma programação especial para visitas de grupos escolares, que poderão conhecer a gruta, o cemitério dos Índios Puris Coroados, além de conhecerem a reprodução de uma oca e de muitas brincadeiras alusivas ao tema.

 

As visitas serão monitoradas e devem ser agendadas de segunda a sexta-feira, entre sete e 13 horas, através do telefone da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (28-3542-8532) ou, de terça a domingo, entre nove e 16 horas, pelo número do Paiol da Gruta (28-99986-1542).

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.