Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


11.04.2014

CREAS Oferece Dia de Cidadania Para Pessoas em Situação de Rua

 

Café da manhã, cortes de cabelo e barba, distribuição de kits de higiene e passagens para retorno às cidades de origem. Assim foi a manhã desta sexta-feira, dia 11 de abril para cinco pessoas em situação de rua em Castelo. Os serviços de cortes de cabelo e barba foram oferecidos voluntariamente pelo Sr. Artelino de Lemos, enquanto o café da manhã e os kits foram ofertados pelo CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social, local onde aconteceu a ação. O objetivo do “Dia de Cidadania” foi de ofertar aos usuários do CREAS cuidados com a higiene pessoal, elevando a autoestima dessas pessoas.
 
Para que estes serviços sejam prestados pelo CREAS, é necessário, segundo a legislação, que aconteça uma abordagem social, que é realizada pelos educadores sociais. O CREAS, que conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social, existe há quase quatro anos no município de Castelo.
 
Segundo a equipe do CREAS, nenhum cidadão é obrigado a aceitar a ajuda oferecida. Dessa forma, os benefícios oferecidos pelo CREAS são realizados apenas para aqueles que aceitam ajuda. “Vou cortar o cabelo e a barba, porque quero voltar para a roça”, disse O. O. G., que é usuário do CREAS, e está realizando exames médicos para inserção em uma clínica de reabilitação de dependência química.
 
As necessidades de cada um dos cidadãos em situação de rua são observadas, e a partir de então é feito um cadastro. A equipe do Serviço Especializado faz encaminhamentos para as consultas com médicos, tratamentos, orientações psicossociais, além de ajudar na aquisição de documentos pessoais, e concessão de passagem para retorno à cidade de origem, localizando os familiares para realizar a reinserção familiar.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.