Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


16.04.2014

Em Maio tem Abertura da Temporada de Escalada em Castelo

 

Entre os dias dois e quatro de maio, Castelo vai sediar a abertura da "Temporada de Escalada no Espírito Santo 2014”. O evento é organizado pela Associação Capixaba de Escalada, conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Esportes, e vai acontecer na Cachoeira do Furlan, com o objetivo de incentivar ainda mais o turismo de aventura no município.

 

“Estamos visualizando com esta proposta de apoio para a escalada, um novo esporte que será agregado ao turismo de aventura, potencializando a nossa economia, como também o incentivo à proteção do meio ambiente, e o potencial dos nossos jovens e crianças”, disse o Secretário Municipal de Esportes Henrique Frauches.

 

Esta é a terceira vez que a abertura da “Temporada de Escalada do Espírito Santo” acontece em Castelo, além do encontro nacional que aconteceu em 2001. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.escaladores.com.br, e incluem camping, jantar no sábado e café da manhã no domingo, no valor de R$ 60,00 para não associados e R$ 40,00 para associados.

 

“Obedecemos o calendário da Confederação Brasileira de Montanhismo, e a abertura acontece nesta época porque o calor diminui e conseguimos ir para as rochas, então abrimos a temporada de escaladas no Espírito Santo. O evento movimenta a economia do município, o turismo e traz diversão para as famílias. A novidade para este ano é que estamos construindo o primeiro abrigo de montanhismo no Estado, e fica em Castelo, na comunidade de Apeninos”, disse Denis Soares Cordeiro, o "Hanks", que é membro da Associação Capixaba de Escalada.

 

E não foi à toa que Castelo foi escolhido. De acordo com os organizadores, o município apresenta excelentes condições para a prática das diversas modalidades de escalada em rocha tradicional, com ótimas falésias, vários blocos de pedra para escalada em bolders e diversas trilhas para caminhadas na região de montanha, e com muitas vias a serem conquistadas. Vale destacar que a região é coberta pelo relevo de rochas cristalinas, com terreno acidentado pelas derivações da Serra do Castelo. O desnível é de impressionar, começando com 107 m de altitude e atinge o ponto culminante com cerca de 2.039 m, um afloramento rochoso denominado Pico do Forno Grande. Cachoeiras, riachos e remanescentes da mata atlântica também compõem o cenário.

 

Além disso, o município conta com excelente estrutura e hospitalidade para receber os atletas, o deslocamento pela região é satisfatório e os acessos à rocha são totalmente liberados pelos proprietários, o que torna a região muito atraente para a realização do evento. A culinária também é outro atrativo, oferecendo a tradicional polenta com queijo, facilmente encontrada na região, também o arroz com feijão novinho, o frango caipira, a linguiça de porco com aipim, o macarrão caseiro e muitos outros pratos.

 

O evento conta com o apoio de HippyTree, 4Climb, Revista Montanhas, Deuter, Conquista, Sapo Agarras, Alto Estilo, UP! Climbing, Alpen Pass e Solo. Maiores informações sobre a “Abertura da Temporada de Escalada do Espírito Santo 2014” no site oficial do evento: www.escaladores.com.br.

 

Confira a programação da abertura da “Temporada de Escalada do Espírito Santo 2014”:

 

- Sexta-feira, dia dois de maio:

Escalada durante o dia (livre)

20 horas- Jantar (Caldo Verde)

Exibição de Filmes de Montanha: Petit Bus Rouge

 

- Sábado, dia três de maio:

Escalada durante o dia (livre)

Waterline e Slackline na Cachoeira do Furlan (livre)

A partir das oito horas: Entrega dos Guias de Escalada na Falésia Apeninos

A partir das nove horas: Workshop de Highline, com Caio Afeto, na Cachoeira do Furlan

16 horas: Workshop sobre Nós e Ancoragens, com Zé Márcio, na Cachoeira do Furlan

18 horas: Recepção dos Participantes, na Cachoeira do Furlan

19 horas: Jantar de Confraternização

20h 30m: Palestra, Bate Papo e Vídeo sobre as conquistas na região- Pedra do Dedo (Com Sandro Souza) e Pedra São Luís (Com Caio Afeto)

21 horas: Sorteio de Brindes.

 

- Domingo, dia quatro de maio:

Das seis e meia às nove horas: Café da manhã

Às oito e meia: Foto dos participantes, na Cachoeira do Furlan

Às nove horas: Workshop Slackline com Caio Afeto, na Cachoeira do Furlan

Escalada durante o dia (livre)

Slackline e waterline, na Cachoeira do Furlan (livre)

Highline (até às 15 horas)

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.