Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


17.07.2014

Vacina Contra "Hepatite A" Já Disponíveis Nas Unidades de Saúde

 

Já começou nos postos de saúde de Castelo a vacinação gratuita contra a Hepatite A, uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, que produz inflamação e necrose do fígado, altamente contagiosa através de contato de pessoa a pessoa, ou por meio de água e alimentos contaminados. A imunização contra Hepatite A no município começou na última sexta-feira, dia 11 de julho, e agora faz parte do calendário de vacinações, sem prazo para que termine. Devem ser vacinadas todas as crianças de um ano a menores de dois anos.

 

 

A Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando a vacina na Unidade de Saúde "Solange Campanha" e em quatro, das cinco Estratégias de Saúde da Família - ESF's, da cidade e também do interior. “É importante ter mais esta conquista do Programa Nacional de Imunização. É uma nova vacina que enriquece o calendário, a de Hepatite A, e é cheio de vantagens para a população”, disse Priscila Tosato Gomes, Enfermeira Coordenadora Municipal de Imunização.

 

A medida faz parte do Programa Nacional de Imunizações - PNI, que ampliou o calendário nacional de vacinações em 2014, incluindo a vacina adsorvida Hepatite A, inativada. Em Castelo, em quatro dias foram imunizadas cerca de 29 crianças na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde.

 

Antes a vacina contra Hepatite A só era encontrada em clínicas particulares, chegando a custar R$ 170,00 a dose. Quem levou o filho ao posto para colocar o cartão de vacinação em dia gostou da notícia. "Apesar de saber que é uma furadinha de agulha a mais, com um pouco mais de choro, acho que vale à pena, pois previne contra mais uma doença grave, que pode até matar. Prevenir é sempre bom, ainda mais quando se trata do filho da gente, e o SUS agora disponibiliza essa vacina que nunca teve", contou a técnica de enfermagem, Paula Jaqueline Barbosa Paneto, depois de vacinar o pequeno Eduardo, de um ano quatro meses.

 

Para todo o Espírito Santo foram enviadas 16.500 doses para a implantação da vacina, que já foram distribuídas aos 78 municípios. A Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Danielle Grillo, informou que no Estado, a estimativa é de que neste primeiro ano sejam vacinadas 24.211 crianças entre um ano e um ano, 11 meses e 29 dias.

 

A vacina deve ser aplicada na coxa e, a princípio, em dose única. “Estudos demonstram que mais de 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose da vacina, mas o Programa Nacional de Imunização irá monitorar a situação epidemiológica da hepatite A para avaliar a inclusão ou não, posteriormente, de uma segunda dose”, informou a Coordenadora, Danielle Grillo.

 

Saiba mais sobre a Hepatite A:

 

– A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da Hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado;

– A forma de contágio da Hepatite A é fecal-oral, por contato de pessoa a pessoa, ou por meio de água e alimentos contaminados;

– A Hepatite A não tem tratamento específico. A recuperação dos sintomas, após a infecção, pode demorar várias semanas ou meses. A higiene das mãos ou na manipulação dos alimentos é a principal forma de prevenção.

 

Pode-se contrair Hepatite A se:

 

– Comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da Hepatite A (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da Hepatite A);

– Mantiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha Hepatite A;

– Uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos;

– Participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.