Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


24.07.2014

Discussão Sobre Segurança Pública Reúne Cerca de 150 Pessoas

 

Durante quase cinco horas representantes da sociedade castelense, juntamente com a Polícia Militar, Ministério Público, Poderes Executivo e Legislativo, além de membros de diversas associações e entidades, estiveram reunidos discutindo sobre a Segurança Pública no município de Castelo, na noite desta quarta-feira, dia 24 de julho, no plenário da Câmara Municipal. A Audiência Pública teve início às 18:30 horas, e foi a segunda realizada no período de dois meses.

 

 

Cerca de 150 pessoas acompanharam atentamente as discussões sobre o tema, no evento realizado pela Polícia Militar, juntamente com a Associação de Segurança Pública de Castelo - Assec. "Estou muito feliz com a participação de tanta gente. Isso mostra o interesse da sociedade e é muito importante que todos estejam engajados nessa luta de combater a criminalidade, pois não é papel só da polícia ou da justiça. Cada um de nós pode e deve fazer a sua parte. Na primeira reunião tivemos a metade desse público e agora o local já ficou pequeno para tanta gente. Isso demonstra que estamos no caminho certo", disse o Caitão Stein, Comandante da 3ª Cia da PM de Castelo.

 

Também participaram da Audiência Pública o Prefeito Jair Ferraço, Secretários Municipais e Vereadores. "Precisamos de instituições que se preocupem  com a ocupação das nossas crianças e jovens fora do horário escolar, não deixando que fiquem ociosos. nós do Ministério público estamos à disposição para orientá-los no que for necessário, pois saúde, educação, segurança, é dever de todos, inclusive da sociedade, e não apenas do poder público", disse o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Castelo, Zenaldo Baptista de Souza, que também compareceu ao evento.

 

"A Prefeitura vem fazendo seu papel desenvolvendo através das Secretarias de Esporte e de Cultura diversas atividades esportivas na cidade e no interior, como escolinhas de futebol, aulas de xadrez, dança, teatro, violão, sanfona, entre outros. Quando assumimos, eram cerca de 450 crianças e adolescentes assistidos diretamente, hoje já passa de 1.000, sem contar com as associações e entidades regularizadas que recebem repasses do município e também prestam esse tipo de serviço que tira esses menores das ruas evitando que entrem no mundo do crime e das drogas", disse o Prefeito Jair Ferraço.

 

Uma nova data já foi marcada para a próxima Audiência Pública e todos os presentes já foram convidados para comparecer no dia 10 de setembro, uma quarta-feira, às 18h30m, no Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, em frente à sede da Prefeitura. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

 

Depois das falas das autoridades, o microfone foi aberto para os representantes dos movimentos e projetos sociais que estavam presentes no evento. Foi o momento de expor e conhecer o que é desenvolvido hoje em Castelo para auxiliar o combate à criminalidade. Ao todo dez pessoas falaram sobre os seguintes assuntos:

 

Associação de Segurança Pública de Castelo - Assec: O Presidente, Ramon Lambranho contou que desenvolve através da associação um projeto social que atende vários jovens através de aulas de computação, além dos programas Ação e Atitude Jovem e o Projeto Bom de Bola. Possui 36 empresas colaboradoras e também conta com repasses da Prefeitura.

 

Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD:  O Capitão Stein, da PM, explicou que é uma adaptação brasileira de um programa norte-americano adotado em todo o Brasil, que consiste em uma ação conjunta entre a PM, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

 

Projeto Bom de Esporte, Bom de Escola da Associação de Moradores de Aracuí - AMA: O presidente da AMA, Anacleto Brunoro Jr. contou que lá são desenvolvidas várias modalidades esportivas com crianças e adolescentes, além de aulas de dança, música, violão, teclado e coral. Oferecem quatro refeições diárias e só conseguem isso porque são reconhecidos como entidade filantrópica e por isso captam recursos mais facilmente, inclusive este ano foram contemplados com uma verba de R$50 mil em material esportivo através do Banco do Brasil. Recebem repasses da Prefeitura, FIA, Estado e União.

 

Rotary Club de Castelo - José Elias Mussi, novo presidente da entidade, disse que assumiu recentemente o cargo e que pretende se engajar nas ações voltadas às crianças e adolescentes, inclusive com relação à intercâmbios internacionais que o Rotary promove com jovens.

 

Conselho Tutelar: O conselheiro Júnior Cotta relatou a grande demanda que o conselho vem enfrentando, principalmente no que diz respeito ao abuso de crianças. Disse também que ultimamente eles têm conseguido algumas internações de adolescentes para tratamento de dependência química, o que no passado era difícil. pediu a colaboração da população na denúncia de casos que podem ser feitas sem identificação para os telefones: 3542-8528 - de 2ª a 6ª feira entre 7 e 17 horas, e fora desse horário e fins de semana, para o número: 99926-1801.

 

Associação Castelense de Pessoas com Deficiência - ACAPPODE: Membro da Diretoria, Tainá Passos, falou sobre o funcionamento da entidade que está completando 16 anos e que atende cerca de 200 famílias prestando serviços voluntários de fisioterapia, psicologia, além de empréstimos de equipamentos, como cadeiras de roda e de banho, muletas, andadores, tudo gratuitamente.

 

Projeto Recriando Sonhos: Cristiane Pereira, contou que o projeto, desenvolvido através da Paróquia nossa Senhora Aparecida, pela Pastoral do Menor, no bairro Garage, atende crianças e adolescentes, durante a semana, das 18 às 20 horas, com aulas de capoeira e jiu-jitsu, onde os dois professores são voluntários e recebem apenas ajuda de custo para o combustível. Hoje funcionam na informalidade, mas estão juntando a documentação para legalização. Querem oferecer aulas de música e têm sonho de montar uma orquestra.

 

Associação de Moradores do Bairro Castelo III: Claudionilha Gomes, presidente da Associação, disse que hoje possuem a "Biblioteca Amiga" com mais de 2.000 livros, mas que necessitam de um espaço melhor e maior, pois hoje ocupam o local que já abrigou a pré-escola do bairro. Além disso, possuem 11 computadores que são utilizados pela comunidade, recebem apoio da Prefeitura, mas estão providenciando a documentação para conseguir avançar, inclusive com planos de montar uma associação de costureiras.

 

Escolinha de Futebol do América: Agnaldo Massafra levou cerca de 20 alunos e mostrou indignado um documento do Conselho Regional de Educação Física (CREFI) com uma multa no valor de quase R$ 5 mil, com três acusações contra ele e ameaça de prendê-lo caso continue dando aulas de futebol, por não possuir diploma e registro no referido Conselho. Indignado, o voluntário pediu às autoridades presentes que o ajudem na causa, já que há sete anos ele tenta somente através das aulas de futebol para mais de 200 crianças e jovens formar cidadãos de bem e homens de caráter.

 

Instituto de Futebol do Bairro Niterói: Dalton Passos Duarte, que coordena os trabalhos com aulas de treinamento de futebol todos os sábados das 7 às 10 da manhã no campo de futebol do bairro Niterói, contou que atende cerca de 100 crianças, que está com documentação toda legalizada e que promove regularmente torneios entre ruas. Pediu às autoridades que olhem com carinho para o bairro, que é um dos mais carentes de Castelo, onde também os índices de criminalidade são altos, principalmente o tráfico de drogas.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.