Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


31.07.2014

Cursos Marcam o Primeiro Dia da Festa do Café na Bateia

 

Iniciando a "11ª Festa do Café Arábica" na comunidade da Bateia, cerca de 40 pessoas da região participaram de dois cursos diferentes. Os homens, aprenderam sobre o manuseio de motosseras e roçadeiras, e as mulheres, artesanato com tecidos. Os cursos foram realizados na tarde desta quinta-feira, dia 31 de julho, no galpão da Igreja da Bateia.

 

 

Entre os materiais utilizados pelas mulheres, tecidos, palhas, missangas, argolas plásticas, enfeites, cola quente e plumas. "Ainda não trabalho nessa área, mas quero aprender para colocar em prática, e quem sabe pode até virar uma profissão", disse a lavradora, Maria da Glória Lopes França, que mora na Bateia.


"São dois tipos de artesanatos: um porta-chaves e um porta-pano de prato. O nosso principal objetivo é diversificar o que elas fazem aqui, já que trabalham na lavoura. Aprender o artesanato é uma distração, para sair da rotina, além delas poderem dar o que fizerem de presente à alguém, ou até mesmo pegarem o gosto e daí desenvolverem uma nova atividade", informou a professora e artesã que ministrou o curso, Júlia Ribeiro Scantamburlo.

Gilberto Gava Marques, Secretário Municipal de Agricultura, agradeceu a presença de todos e falou sobre a Festa do Café Arábica. "Agradeço à todos que estão aqui fazendo os cursos, e aproveito para convidar à população em geral para prestigiar a nossa Festa, que acontece até o próximo sábado na Bateia. Nesta sexta-feira teremos mais cursos e já convidamos a todos", disse o Secretário.

Quem ministrou o curso de manuseio de motoserra e roçadeira foi o representante da Stihl, Leonardo Bufon, que explicou sobre segurança e EPI's, e manejo e manutenção da máquina. "Sempre que possível buscamos dar essa assistência, independente da marca da máquina que vocês utilizam. Trabalhei na área técnica também com esse tipo de equipmaneto, antes de começar a trabalhar na Stihl", explicou o professor aos alunos.

"Já trabalho com roçadeira e pretendo aprender a manusear melhor a máquina, garantindo maior segurança e evitando riscos de acidentes de trabalho. Além disso vou aprender a solucionar possíveis problemas que possam acontecer durante o manuseio", disse o produtor rural, Marcos Antonio Cogo Casagrande.

A Festa do Café Arabica, realizada na Bateia, acontece até o próximo sábado, dia dois de agosto, e terá como novidade em 2014 o "Concurso de Microlotes", com 56 cafeicultores inscritos, que terão suas amostras de cafés provadas e classificadas por degustadores do estado e também do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outras regiões de Minas Gerais.

Mas a festa não para por aí, já que em seguida vai ser a vez de um leilão para a comercialização dos cafés selecionados e negociação da entrega dos lotes para os compradores, ainda na tarde de sexta-feira, dia primeiro de agosto, e para fechar a festa, moda de viola com a dupla "Zé da Silva e Lindomar".

O sábado será marcado pela Palestra Motivacional "Vencer e Ser Feliz", que será realizada pelo Sr. Aloisio Trancoso, Terapeuta Familiar. Em seguida, almoço e seresta com "Carlinhos e Josy Lima", e sorteio de prêmios.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.