Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


04.08.2014

Exposição no Centro Cultural Conta a História do Casamento

 

Vestidos de noivas, ternos, alianças, um bolo de casamento, a réplica de uma capela com direito a manequins vestidos de noivos, objetos e muitas fotos e documentos fazem parte da Exposição “Il Matrimonio”, aberta na manhã desta segunda-feira, quatro de agosto, marcando o início das comemorações da XXIV Festa Italiana de Castelo, realizada pela Società Italiana di Castello (SIC), com apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

 

 

A exposição é gratuita, e acontece até o dia 14 de agosto, das oito às 15 horas, no Centro Cultural e Turístico, situado à Rua Antônio Machado, número 35, no centro de Castelo. Os visitantes podem apreciar um pouco da história dos casamentos dos descendentes de italianos na região e ainda reviver um desses momentos eternizados na réplica de uma capela, toda enfeitada, com bancos para os convidados, altar com manequins vestidos de noiva, noivo e até um padre celebrante. Tudo isso envolvido com melodias tradicionais de cerimônias de casamentos.

 

"Notamos que nossa festa, com o passar dos anos, foi perdendo a presença das famílias unidas naquelas enormes mesas, comendo e cantando, como era no passado. Resolvemos então escolher um tema que pudesse trazer esse público de volta e para isso escolhemos o casamento, como uma forma de resgatar a história e reunir a família. Outra novidade foi deixar o ambiente fechado e ganhar a rua, onde mais pessoas possam participar e de forma mais espontânea", informou a Presidente da SIC, Linda Melo, falando também da programação do próximo fim de semana que vai acontecer na Praça Três Irmãos.

 

A abertura oficial da exposição reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas, o Prefeito Jair Ferraço, o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches, o Presidente da Câmara, Pedro Viana, a Presidente da Società Italiana di Castello, Linda Melo, o Sargento do Tiro de Guerra, J. Oliveira, o Historiador da Prefeitura de Castelo, Marcos Balbino, e o Gerente da Caixa Econômica Federal,José Leonardo Aledi Renon, representando os patrocinadores da festa, além de sócios da SIC e também várias pessoas que emprestaram objetos e fotos para a exposição. E muitos se emocionaram ao se verem retratados nos enormes painéis.

 

“Casar foi meu sonho, como de toda moça da minha época. Foi como receber um prêmio entrar na igreja. Casei apaixonadíssima, ele foi meu primeiro e único namorado. Namoramos três anos, e aos 22 me casei na Igreja Matriz de Castelo. Estou revivendo este momento vendo as fotos. É um misto de alegria e muita saudade desse período que passou tão rápido. Nessa exposição estou revivendo a emoção de 42 anos atrás”, disse emocionada a Professora Aposentada, Maria Izaura Libardi Davel, que além de expor suas fotos durante a exposição fotográfica, ainda escreveu um belíssimo texto retratando o tema “Il Matrimonio”.

 

 

Tereza Marta Zagoto Campana, que casou no dia 30 de dezembro de 1952, em Castelo, com Eraldo Campana e é mãe de três filhas, cedeu diversos presentes de casamento para serem expostos, como um aparelho de chá feito em porcelana, um jogo de talheres banhado a ouro, além de seu álbum de casamento. “Estamos recordando um momento de felicidade da vida da gente, o casamento, que é um momento inesquecível, só quem casa conforme a tradição sente no coração a felicidade que isto traz para nós”, disse a aposentada.

 

“A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está de parabéns por este evento, por estar à frente junto da Società Italiana di Castello, nesta maravilhosa exposição. Parabenizo pelo esforço, que com certeza vai agradar a todos de que por aqui passarem. Tenho orgulho de fazer parte da história da Società, pois há 20 anos, ajudei a organizar o primeiro torneio de tressete e hoje o jogo faz parte da festa que acontece durante toda esta semana”, disse o Prefeito Jair Ferraço.

 

O Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches, falou sobre a importância cultural do evento. “Parabenizo a todos pelo belíssimo trabalho, estamos fazendo o máximo, dando todo o apoio a este evento, e agradeço aos nossos parceiros na realização dessa exposição, pela contribuição de cada um a partir da iniciativa da Società, que é de suma importância para o resgate da cultura e tradição da nossa gente”, concluiu o Secretário.

 

Confira as fotos do evento e a programação completa da XXIV Festa Italiana de Castelo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.