Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


20.08.2014

"Dia de Cidadania" Para Pessoas em Situação de Rua

 

Com direito à café da manhã, roupas, cortes de cabelo e barba, kits de higiene, contendo shampoo, sabonete, creme dental, hidratante e preservativos, orientação com uma Enfermeira da Unidade de Saúde Solange Campanha, acerca de DST's, e cadastro sócio econômico, sete pessoas em situação de rua, de Castelo, puderam mudar um pouco da rotina, na manhã desta quarta-feira, dia 20 de agosto. O "Dia de Cidadania", realizado pela terceira vez neste ano, acontece sempre no CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social.
 
 
Os serviços de cortes de cabelo e barba foram oferecidos voluntariamente pelo Sr. Artelino de Lemos, e o café da manhã e os kits foram ofertados pelo CREAS. O objetivo de mais um “Dia de Cidadania” é de ofertar aos usuários do CREAS cuidados com a higiene pessoal, o que eleva a autoestima dessas pessoas.
 
“Dentro das políticas da Assistência, o CREAS tem que ofertar estes serviços em locais onde existe a demanda. Aqui a gente faz trabalhos de possibilitar um novo projeto de vida, de trabalho, buscando a inserção familiar”, informou a Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Janine Gazola Eler.
 
A Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lesley Silva Xavier, também explicou como são realizados os trabalhos do CREAS. “Eles tem o direito de decidir o que querem para a vida deles. Aqui oferecemos tratamento de saúde, e nos colocamos à disposição, mas eles também tem que se dispor a receber tudo isto”, informou a Psicóloga.
 
Quem é beneficiado pelos serviços do CREAS, agradece. “Cortar o cabelo, fazer a barba, acompanhamento na saúde, ninguém nunca negou nada disso para mim. Aqui a gente encontra uma segunda família”, disse D. F. S. Já um outro usuário dos serviços do CREAS, M. N., admite a necessidade de receber ajuda. “Agradeço de coração por tudo que fazem por mim aqui. Nunca vou ser mal educado com ninguém daqui, porque em tudo que podem nos ajudar, nos ajudam. E eu preciso sim de ajuda”, disse M. N.
 
Para a realização destes serviços, é necessário, segundo a legislação, que aconteça uma abordagem social, que é realizada pelos educadores sociais. O CREAS é composto por uma Assistente Social, uma Psicóloga, e dois Educadores Sociais de Rua.
 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.