Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


15.09.2014

Segunda Dose de Vacina Contra HPV é Aplicada nas Escolas

 

Seis meses após tomarem a primeira dose da vacina contra HPV, as meninas de 11 a 13 anos de idade estão recebendo a segunda dose da vacina. Na Unidade de Saúde "Solange Campanha", no momento, a vacinação acontece apenas para primeira dose, e a segunda dose é feita nas escolas, desde o dia 11 de setembro.

 


A segunda dose da vacina contra HPV deve ser tomada seis meses depois da primeira dose. A primeira fase da campanha aconteceu no final do mês de março, e agora, seis meses depois, as mesmas alunas recebem a segunda dose. Para receber a terceira, é preciso esperar cinco anos após a primeira dose. As meninas que fizerem 11 anos, e forem tomar a primeira dose da vacina, tanto do interior, quanto da cidade, devem procurar a Unidade de Saúde "Solange Campanha", acompanhadas por um responsável maior de idade, portando documento com foto.

 

“É importante para prevenir o câncer de colo de útero, e foi priorizada esta faixa etária porque muitas meninas estão iniciando a vida sexual nessa idade. A menina se prevenindo, ela está prevenindo o menino também”, informou Ednaura Santiago, técnica em enfermagem.

 

A vacina está sendo aplicada pela equipe de enfermagem da Prefeitura de Castelo, que trabalha na Unidade de Saúde "Solange Campanha". Os enfermeiros vão em todas as escolas do município, sendo elas da rede pública ou particular, na sede e no interior, aplicando a vacina que previne a contaminação do vírus HPV, doença sexualmente transmissível, que pode causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. O HPV é conhecido ainda como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista.

 

“É muito importante receber essa vacina. É só uma agulhadinha, que não dói e previne a gente de ter essa doença”, disse logo depois de tomar a vacina a adolescente Anita Stofeles Casagrande, que tem 12 anos, e estuda na Escola "Nestor Gomes".

 

Dados do Ministério da Saúde, indicam que nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a vacina tem eficácia de 98,8%. A faixa etária de 11 a 13 anos foi definida pelo Governo Federal, já que o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual.

 

- Confira os dias, horários e locais de vacinação já agendados:

 

Dias 11 e 25 de setembro - Escola Madalena Pisa - 8 e 13 horas

Dia 12 - Escola Morro Vênus - 7 horas

Dia 12 - Escola Fazenda do Centro - 12 horas

Dia 15 - Escola Nestor Gomes - 8 e 13 horas

Dia 15 - Escola Patrimônio do Ouro - 8 horas

Dia 17 - Escola Centro Unificado - 8 e 13 horas

Dia 18 - Colégio Expoente - 8 horas

Dia 19 - Escola João Bley - 8 e 13 horas

Dia 23 - Montepio – 7 horas

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.