Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


29.09.2014

Romero Britto Presenteia Escola Pública de Castelo

 

A escola municipal EMEIEF "Frei José Osés", de Castelo, acaba de receber um presente de um artista famoso. Trata-se de um livro com o título "Colors Around The Wold" ("Cores em Torno do Mundo"), obra de Romero Britto, brasileiro, pernambucano, um dos artistas plásticos mais renomados da atualidade, conhecido mundialmente por sua arte marcada pelas muitas e fortes cores.

 

 

 

O presente não chegou por acaso à escola. É que a instituição neste segundo semestre de 2014 está desenvolvendo um projeto pedagógico intitulado "Arte na Mão - Romero Britto", onde o artista foi escolhido pela alegria que expressa através das cores e formas geométricas, e também por favorecer a capacidade de "ler o mundo" com sensibilidade e criatividade ao identificar e expor os elementos que fazem parte do seu entorno.

 

"O projeto ' Arte na Mão - Romero Britto' é uma continuidade do que estudamos no primeiro semestre onde abordamos 'Bola no Pé - Copa no Brasil'. Estamos surpresos com todos os resultados obtidos até agora. E ganhar um livro autografado pelo próprio artista foi mais do que um simples presente para a nossa escola, é o reconhecimento do nosso trabalho enquanto profissionais da educação e um incentivo a mais para as crianças que estão aprendendo sobre a arte do Romero", informou Camila Nicoli, pedagoga da escola.

 

O livro que chegou até a escola castelense através de uma transportadora, possui 215 páginas, cuja primeira está autografada à mão com uma dedicatória dirigida aos alunos, é uma obra que traça a retrospectiva da carreira de Britto. Muito colorido, traz imagens de esculturas, quadros, objetos e tudo mais que leva a assinatura do artista, além de fotos com personalidades que marcam seus anos de trabalho.

 

A responsável pelo contato com o artista foi a secretária da escola, Rosinete Pedruzzi. "Em conversa com os demais colegas de trabalho, resolvi enviar um e-mail para o Romero Britto. Isso foi no mês de agosto, e para nossa surpresa, fui prontamente respondida em seguida. Depois de enviar o endereço da escola, recebemos o livro agora em setembro. Foram quatro contatos que tive com a assessoria do artista e até já recebemos um convite para o lançamento de uma escultura dele em Praga, na República Checa", contou sorridente Rosinete.

 

Os 230 alunos da escola, com idades entre quatro e sete anos, estão estudando a arte de Romero Britto em todas as disciplinas. "Na matemática abordamos as formas geométricas, gráficos e tabelas com a linha do tempo da vida dele, por exemplo. Na geografia, o Estado dele de origem. Na língua portuguesa a interpretação, a leitura oral das obras, a produção de textos. No inglês a tradução dos nomes das obras e cores, e por aí vai", disse a professora Rita de Cássia Vaz Pedruzzi.

 

"Nossas aulas de artes estão mais interessantes ainda, pois o colorido chama ainda mais a atenção dos alunos. Agora tudo eles querem fazer igual ao do Romero Britto. Temos utilizado também vários materiais reciclados, aproveitando as diferentes formas geométricas que ele utiliza", contou a professora de artes, Leandra Vazzoler Venturim.

 

Os resultados do projeto estão nas paredes da escola e sobre as carteiras dos pequenos alunos. "É muito legal estudar sobre a arte do Romero Britto, as cores são bem vivas e misturadas. O 'Gato Feliz' é a obra que eu mais gosto dele, porque amo gatinhos e esse é lindo", revelou a aluna Ana Gabriele Gama Bruneli, de sete anos, depois de colaborar com algumas pinceladas, pintando parte de uma tela com a reprodução de um dos desenhos do artista.

 

E o trabalho começa a despertar o interesse de outras escolas da cidade. "Outras escolas estão se interessando pelo nosso projeto e até já pediram o livro emprestado. Isso demonstra como o resultado está sendo positivo. Além disso, já enviamos fotos das atividades e dos alunos trabalhando em sala de aula para o e-mail do Romero Britto, que nos respondeu nos parabenizando e dizendo que isto 'soa como um ótimo negócio' para ele enquanto artista", contou diretora da escola, Márcia Valéria Botacin Altoé.

 

Para quem quiser saber mais sobre o projeto pedagógico "Arte na Mão - Romero Britto", é só comparecer à Festa Cultural de encerramento que a EMEIEF "Frei José Osés" vai realizar na sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 19 horas, no clube Atalanta, em Castelo. Os alunos vão fazer diversas apresentações de danças, música e arte, tendo as obras de Romero Britto como tema principal.

 

 

 

Sobre o Artista - Romero Britto nasceu no Recife, Brasil em 1963. Autodidata desde a mais tenra idade, ele pintou em superfícies, tais como os jornais. Em 1983, viajou para Paris, onde ele foi introduzido à obra de Matisse e de Picasso. Ele unia influências do cubismo com pop, para criar uma cidade vibrante, estilo icónico que o New York Times descreve, "emana calor, otimismo e amor". Em 1988, Britto mudou-se para Miami e surgiu como um artista internacional. Hoje ele tem trabalhos exibidos em galerias de arte e museus em mais de 100 países.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.