Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


20.10.2014

Palestra Orienta Sobre Prevenção do Câncer de Mama

 

“Prevenção de Câncer de Mama”, foi o tema de uma palestra ministrada pela Drª Luciana Passamani Sena Fracaroli, na manhã desta segunda-feira, dia 20 de outubro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo. O evento, que faz parte das ações da campanha “Outubro Rosa”, contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

 

 

“Este é um evento de suma importância para nós descobrirmos os casos de câncer. Quanto antes a gente identifica, mais chances de cura tem. Há 100 dias, perdi minha mãe, com câncer de mama. Ela foi acompanhada pela Apec, e é muito importante ver o trabalho desta associação, de ajudar às pessoas que precisam”, disse o Prefeito Jair Ferraço.

 

A médica palestrante, Drª Luciana Passamani Sena Fracaroli, explicou a importância da campanha “Outubro Rosa”. “Se a gente não se cuida, a doença chega, e quanto mais tempo demorar para descobrir, menos chance de cura vai ter. A importância da campanha é tirar nossos medos, e a intenção é estimular as pessoas a fazerem os exames”, informou a médica.

 

A Secretária Municipal de Saúde, Margareth Machado, agradeceu a todos pela presença, e falou sobre o papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde. “O Agente Comunitário de Saúde é o elemento que vai na casa, faz a visita, conhece a população feminina e conhece a população acima de 50 anos em Castelo. O papel do agente na campanha é fundamental para esta população de risco. Todos devem fazer os exames, principalmente quem tem mais de 50 anos”, concluiu a Secretária.

 

“Esta palestra é interessante porque tudo que está sendo falado, é bem visto, já que existe a importância desta conscientização. Muitas pessoas ainda não têm essa consciência de fazer o preventivo e o auto exame”, disse a lavradora Vanessa Panetto Demartin, que mora em Caxixe Quente.

 

Durante o evento, estiveram presentes, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, José César Agostinho, o Secretário de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, Wellington Augusto Alves, Secretária de Formação e Organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, Mônica Augusto, a Secretária de Formação e Organização Sindical da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Espírito Santo, Augusta Búffolo, o Prefeito de Castelo, Jair Ferraço, a Secretária Municipal de Saúde, Margareth Machado, Frei Gracione Augusto Alves, Pároco de Muqui, e a Secretária da Diretoria da Apec, Cristina de Fátima Nali Ferreira.

 

Segundo dados da Apec, o número de pessoas atendidas na Associação tem aumentado bastante. Na época da fundação, a Apec apoiava apenas cinco pacientes, e hoje, 290 pessoas são atendidas. No próximo sábado, dia 25 de outubro, vai acontecer o Mutirão de Preventivo e Pedido de Mamografia, na Unidade de Saúde "Solange Campanha", com confecção de Cartão Nacional de Saúde, das oito às 13 horas.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.