Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


24.10.2014

Café Castelense Premiado em Concurso Brasileiro

 

Um produtor de cafés especiais de Castelo acaba de ser o único capixaba premiado, ganhando o direito de participar da venda de suas sacas de cafés através de um leilão online, no próximo dia 26 de novembro. Valdeir Dalcin Tomazini, disputou entre 60 participantes, o Concurso Brasileiro de Cafés Especiais "Cup of Excellence", que este ano chega à centésima edição, com o objetivo selecionar e premiar os melhores cafés do Brasil.

 

 

Além de Valdeir, outros quatro castelenses chegaram à fase semifinal do concurso, são eles: Solimar Tomazini, Paulo Maurício Nalli, Valeriano Nalli e Marcos Antônio Nalli, sendo este último, finalista na mesma competição do ano passado.

 

A cerimônia do anúncio dos vencedores foi realizada no último dia 17 de outubro, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e todos os cinco castelenses compareceram ao evento, acompanhados do degustador da Secretaria Municipal de Agricultura e responsável pela Sala de Degustação de Café da Prefeitura de Castelo, Rondinélio Sartori

 

“De todas regiões do Brasil sobraram 60, e desses 60, no Espírito Santo temos apenas os cinco de Castelo, isto comprova o alto padrão dos cafés de qualidade de Castelo, demonstrando todo zelo do produtor e da Prefeitura, que ajuda com a Sala de Degustação do Café, onde os lotes são separados, e são repassadas informações para o produtor. Castelo comprova mais uma vez que é um dos maiores produtores de café do Brasil”, informou o degustador castelense Rondinélio Sartori. 

 

Todos os cafés que concorreram são da região da Bateia, no interior de Castelo e representam o Estado do Espírito Santo. Valdeir Dalcin Tomazini, que teve seu café classificado, espera ansiosamente pelo leilão. “Não vejo a hora de chegar essa quarta-feira 26 de novembro para o leilão. Eu já tinha participado antes, mas nunca cheguei até o leilão. Minha expectativa é de conseguir bons preços e vender o café com lances bons. Pretendo melhorar a qualidade para tentar o primeiro lugar nos próximos anos”, disse o proprietário de um dos lotes de cafés.

 

As 60 amostras foram avaliadas pelos profissionais da elite mundial de prova e classificação dos principais compradores do mundo, vindos da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, que analisam as amostras classificadas na fase anterior.

 

Durante a seleção foram analisados itens como corpo, sabor, doçura e grau de acidez, dando notas de zero à 100, conforme a tabela do "Cup of Excellence". São eleitos os lotes que tiverem pontuação igual ou superior a 85 pontos, ganhando o direito de participar do leilão online, no dia 26 de novembro.

 

Sete regiões produtoras contam com representantes na fase internacional do concurso de qualidade, destinado a cafés cerejas descascados ou despolpados no Brasil, são elas: Cerrado, Matas, Sul e Mantiqueira de Minas Gerais; Mogiana de São Paulo; Montanhas do Espírito Santo; e Planalto Baiano. 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.