Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


26.10.2014

Mutirão do Outubro Rosa Tem Saldo Positivo

 

Cerca de 50 mulheres, entre 25 e 64 anos, compareceram à Unidade Sanitária "Solange Campanha", durante toda a manhã e parte da tarde deste sábado, dia 25 de outubro, para realizar exame ginecológico. É que esta data foi escolhida pela  Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, para o "Mutirão de Preventivo e Pedido de Mamografia", que foi realizado das oito às 13 horas. Participaram do evento mulheres que nunca realizaram o exame ou que a última coleta aconteceu há mais de 2 anos.

 

 

"Fizemos 30 pedidos de mamografia, e realizamos 50 exames preventivos, um saldo considerado positivo pela Secretaria de Saúde. É muito importante que as mulheres realizem estes exames, porque quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Quem não teve a oportunidade de vir no mutirão, pode procurar a unidade de saúde, pois estes são exames rotineiros marcados para mulheres", informou Júlia Ventorim Magnago, enfermeira da Unidade Sanitária "Solange Campanha". 

 

O público alvo para a realização dos exames, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, são as mulheres que têm entre 50 e 69 anos. “Acabei de realizar o exame, que tinha mais de quatro anos que eu não fazia. Eu não lembrava que tinha tanto tempo, se soubesse teria feito ainda antes, porque acho muito importante. Seria muito bom se todas as mulheres nesta faixa etária participassem, prevenindo doenças”, disse Cermina Lacerda Sobrinho, que tem 58 anos, e mora no bairro Santo Agostinho.

 

O mutirão, onde foram realizados 50 exames de preventivo e 30 pedidos de mamografia, fez parte das ações da campanha “Outubro Rosa”, realizadas durante todo o mês de outubro, cujo objetivo é diagnosticar precocemente os cânceres de mama e de colo de útero, o que aumenta muito as chances de cura.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.