19.11.2014
Os deveres da Secretaria Municipal de Assistência Social, com relação às pessoas em situação de rua, foram apresentados na noite desta terça-feira, dia 18 de novembro, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Castelo. Na ocasião, estiveram presentes no plenário, além dos Vereadores, a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Vinco Secchin, a Assistente Social, Janine Gazola Eller, a Psicóloga, Lesley Silva Xavier, e os Educadores Sociais, Jesualdo Barbosa e Maria Marta Ceschin Guimarães.
Através de slides contendo várias fotos e explicações dos profissionais que trabalham diretamente com as pessoas que hoje vivem em situação de rua em Castelo, foram mostrados que hoje eles são em 11 pessoas, que todos possuem famílias e são daqui mesmo de Castelo, além de esclarecer como são realizadas as ofertas de alimentos, que acontecem em casos especiais, como por exemplo, para uma pessoa em situação de rua que precisa tomar antibiótico, e para isto deve estar alimentada.
O convite partiu dos próprios Vereadores e a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Vinco Secchin, iniciou as explicações. “Cumprimento a todos os presentes, e agradeço por esta oportunidade que estamos tendo de repassar algumas informações à vocês hoje até para que possam colaborar com o trabalho que desenvolvemos com as pessoas consideradas em situação de rua”, disse a Secretária.
Em seguida, foi a vez da Assistente Social, Janine Gazola Eller, falar um pouco sobre as atividades desenvolvidas no Centro de Referência e Assistência Social - CREAS. “Os serviços que prestamos são de política nacional, ofertamos, entre eles, o serviço de proteção e atendimento familiar e individual de vítimas de violência ou com direitos violados, o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, para adolescentes em conflito com a lei, entre outros”, informou a Assistente.
A Secretaria Municipal de Assistência Social trabalha em processo de construção para retirar as pessoas da situação de rua, auxiliando, por exemplo, na retirada de documentos, acesso às unidades de saúde, Prefeitura, entre outros. A apresentação na Câmara Municipal de Castelo, aconteceu através de um pedido feito pelos Vereadores, segundo eles, para esclarecimento das dúvidas da população que tem procurado por eles para saber dos trabalhos.
Depois de quase uma hora de explicações, todos os Vereadores tiveram ainda a oportunidade de fazer perguntas aos profissionais da Assistência Social. "A apresentação foi muito boa, esclarecendo nossas dúvidas e as da população. Nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso, e parabenizamos a Assistência Social pelos trabalhos", disse o Presidente da Câmara, Pedro Valani da Cruz.
O público presente também ficou satisfeito com o que viu e ouviu. “As explicações foram bem claras, sanando as dúvidas e mostrando as políticas da Secretaria Municipal de Assistência Social com relação aos moradores de rua em nossa cidade”, comentou o Advogado e Conselheiro Tutelar, Ademir da Silva Cotta Júnior, que esteve presente na sessão.
Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas
faleconosco@castelo.es.gov.br
Av. Nossa Senhora da Penha, 103
Bairro Centro
Cep: 29360-000 - Castelo - ES
© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.
Todos os direitos reservados.