Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


25.11.2014

Exposição Conta a História dos Negros no Brasil

 

“Africaneiro: Um povo, várias histórias!”. Esse é o tema da exposição que está acontecendo no Centro Cultural e Turístico de Castelo, no centro da cidade, durante as comemorações do “25º Encontro da Cultura Afro Castelense”. Peças de um acervo centenário, cartas, documentos e réplicas estão disponíveis para visitação até sexta-feira, dia 28 de novembro, das sete às 13 horas, com entrada gratuita.

 

 

Poesias, fotos, engenho, engenhoca, peneiras, cestos, pilão, a réplica de um navio negreiro e uma carta original, do ano de 1881, que documenta a compra de escravos para a fazenda da comunidade de Nogueira, no interior de Castelo, são algumas das dezenas de objetos históricos que podem ser conferidos no local.

 

Segundo o historiador da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Balbino, a Exposição possui um caráter didático capaz de recontar a história da chegada dos negros no Brasil. “Através de fotos, textos e algumas peças, como o tronco, por exemplo, a exposição mostra o cenário cruel da escravidão e das mazelas derivadas desse fato. Essa exposição abre um espaço interessante para a reflexão sobre um assunto que é polêmico e que, infelizmente, não é encarado com a merecida seriedade por parte da população”, disse o historiador.

 

A abertura oficial da exposição aconteceu na noite desta segunda-feira, 24 de novembro, com a presença da Presidente da Entidade Cultural “Movimento Negro Castelense”, Maria Mota Ribeiro, conhecida como Dona Marley, de Vereadores e do Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches. "A exposição está interessantíssima. Parabenizo o Movimento Negro Castelense pela organização e pelo empenho, e convido a população castelense à participar. Garanto que será uma excelente experiência”, comentou durante o evento o Secretário Henrique Frauches.

 

O “25º Encontro da Cultura Afro Castelense” é realizado pela entidade cultural “Movimento Negro Castelense”, e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

 

 

 

Confira a programação completa do evento e participe:

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.