Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


02.03.2015

Sábado é Dia de Vacinar Cães e Gatos

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental do Município, informa que as equipes de combate a raiva animal, estarão vacinando cães e gatos nos dias sete e 14 de março, em “Pontos de Vacinação” que serão disponibilizados em vários bairros da cidade, entre sete horas da manhã e 13 horas. A vacinação é gratuita e devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida,  e fêmeas grávidas.

 

“Aproximadamente 5.000 cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva animal, uma doença que não tem cura e que pode ser transmitida através da mordida, das mucosas e da saliva de cachorros e gatos”, informou Washington Pirola, Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde.

 

Além disso, o Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde pediu ainda o apoio da população. “Solicitamos que os adultos levem os animais, portando cartão de vacinação, e que os gatos sejam colocados em sacos de tecido”, orientou Washington Pirola, informando que maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3542-8547, e nos cartazes fixados nas comunidades.

 

 

Saiba mais sobre a raiva, uma doença que pode até matar:

 

A raiva é uma grave doença infecciosa causada por um vírus que leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados. Desde o século XIX, porém, já existe vacina contra a raiva, sendo ela bastante efetiva em impedir o avanço da doença, caso administrada em tempo hábil.

 

A raiva é uma doença transmitida somente por animais mamíferos, principalmente cães e gatos, geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele.

 

O vírus da raiva tem atração pelas células do sistema nervoso, invadindo imediatamente os nervos periféricos após ser inoculado através da pele. Quando nos nervos, o vírus passa a se mover lentamente, cerca de 12 milímetro por dia, em direção ao sistema nervoso central. Ao chegar no cérebro, o vírus causa a encefalite rábica, a temida complicação que leva os pacientes à morte.

 

Confira o Cronograma da Vacinação Anti-Rábica

 CRONOGRAMA

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.