Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


04.03.2015

Campanha de Vacinação Contra HPV Começa Dia 10

 

 

Meninas com idades entre nove e 11 anos, que estudam nas escolas públicas municipal e estadual, e particularde Castelo, têm direito à vacina gratuita contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). A vacinação será realizada nas escolas do município, a partir da próxima terça-feira, dia dez de março. Além das meninas nesta faixa etária, mulheres HIV positivas, com idades entre nove e 26 anos, também terão direito à vacina, que será oferecida na Unidade de Saúde "Solange Campanha".

 

O HPV é uma doença sexualmente transmissível, conhecida também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, podendo causar câncer, principalmente do colo do útero e do ânus. A campanha de vacinação em Castelo vai até o dia três de abril. E é bom ficar atento para não perder a chance de imunização, pois o câncer de colo de útero está em terceiro lugar entre a população feminina do país, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

Os pais de meninas entre nove e 11 anos, vão receber um termo de autorização, que deverá ser assinado por eles, permitindo ou não que a filha seja vacinada na escola. Depois das escolas, a vacina também vai estar disponível na Unidade de Saúde "Solange Campanha", onde as meninas só poderão tomar a vacina se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

 

Rosimere Favoreto já aguarda ansiosa a data para que a filha Laryssa, de nove anos, seja vacinada. "Acho que quando se trata de prevenção de doenças, sempre vale à pena. Não custa tomar apenas uma agulhada, nada mais que uma injeção no músculo, e que pode prevenir que ela tenha um câncer grave no futuro. Quantas pessoas não tiveram essa oportunidade e hoje estão aí doentes", comentou a vendedora.

 

“As meninas de 12 e 13 anos, que não tomaram a primeira dose em 2014, ou que ainda não tomaram a segunda dose, podem procurar a Unidade Sanitária Solange Campanha, que a vacina será oferecida somente lá. As meninas de nove à 11 anos terão direito à tomar a vacina na escola”, informou a enfermeira Coordenadora Municipal de Imunização, Priscila Tosato Gomes.

 

A faixa etária a ser vacinada foi estabelecida pelo Governo Federal, com o objetivo de que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Cerca de cinco milhões e 200 mil meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas em 2014 em todo o país, e em Castelo, mais de 800 meninas receberam as doses da vacina. Para este ano, a previsão é de que mais de 87 mil meninas sejam vacinadas em todo o Espírito Santo.

 

Maria Julia Passamani Reis Moreira, de 14 anos, foi uma das castelenses que tomou a vacina em 2014 e garante: "Foi uma agulhadinha que vale a pena porque é importante para prevenir doença. Depois que tomei a injeção no braço não senti nada, não tive nenhuma reação, nenhum sintoma por ter tomado a vacina", disse a adolescente.

 

Saiba Mais Sobre o HPV:

 

O que significa HPV?

É a sigla em inglês para Papilomavírus Humano, vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, causando tumores benignos e malignos. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer.

 

Qual a incidência?

Estima-se que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida.

 

Quem tem HPV terá câncer?

A maioria não. A infecção pelo HPV é muito frequente, mas costuma ser transitória. Entre 60% e 70% dos casos das pessoas contaminadas eliminam o vírus espontaneamente.

 

A VACINA:

 

A vacina protege contra todos os tipos de HPV?

Não. Protege contra quatro tipos, dois capazes de provocar câncer e dois relacionados ao aparecimento de verrugas. Os tipos 16 e 18, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

 

Por que o Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de nove a 11 anos para a vacinação?

O ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%.

 

Como será a implantação da vacina?

Em 2014, a população alvo da vacinação contra HPV foram as adolescentes do sexo feminino na faixa de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de nove a 11 anos e, a partir de 2016, as de nove anos de idade. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

 

Como a vacina é administrada?

Por injeção intramuscular, ou seja, injeção de apenas 0,5 ml em cada dose.

 

Quem faz a vacina pode deixar de fazer o Papanicolau?

Não. A vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer de colo do útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. É importante manter a realização do exame preventivo (Papanicolau), pois as vacinas protegem apenas contra dois tipos de HPV que provocam câncer, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

 

Mesmo vacinada, será necessário utilizar preservativo durante a relação sexual?

Sim, pois é imprescindível manter a prevenção contra outras doenças transmitidas por via sexual, como HIV, sífilis, hepatite B, etc.

 

A camisinha é suficiente para proteger contra o HPV?

Nem sempre, porque o HPV pode estar alojado em regiões em que a camisinha não alcança, como o saco escrotal e a região anal.

 

A vacina contra HPV pode ser administrada ao mesmo tempo com outra vacina?

A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas. Quando a vacinação simultânea for necessária, devem ser utilizadas agulhas, seringas e regiões anatômicas distintas.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.