Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


20.03.2015

Manhã de Sensibilização Ambiental no Parque da Beira Rio

 

Às vésperas do “Dia das Florestas” e do “Dia da Água”, celebrados respectivamente nos dias 21 e 22 de março, uma soltura no rio Castelo de cerca de 1.500 alevinos da espécie acará, uma dinâmica do lixo, um teatro sobre “Ajuda ao Próximo”, um piquenique e a doação de mudas de ipê, fizeram parte da “Manhã de Sensibilização Ambiental” com o objetivo de celebrar duas datas importantes para o meio ambiente. O evento foi realizado no Parque da Beira Rio, e contou com a presença de cerca de 80 alunos da EMEIEF Centro Unificado "Constantino José Vieira”, além de professores, e de Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA.

 

 

“É importante preservar o meio ambiente, a água, as florestas. O que colhemos hoje, foi plantado há um tempo atrás, exemplo disso é a situação do rio Castelo, que está vazio. Quando eu era garoto, cheguei a pular de ponta em locais que hoje estão praticamente secos. Precisamos preservar”, comentou  Domingos Fracaroli, Secretário Municipal de Meio Ambiente, que acompanhou todo o evento.

 

“Se o lixo for jogado em qualquer lugar, vai sempre para a parte mais baixa da cidade, que é o rio. Aqui em Castelo, podemos reciclar, então devemos jogar o lixo nos locais específicos que são os coletores”, informou José Renato de Oliveira Pin, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Após a soltura dos alevinos, foi a vez de um teatro, seguido por um piquenique e a dinâmica do lixo, onde os alunos tinham que jogar o lixo no lugar certo, com cinco cestos, um para papel, um para metal, um para plástico, um para vidro e um para lixo que não é reciclável. Em seguida, os alunos receberam 120 mudas de Ipê roxo e branco.

 

O evento foi uma aula prática de meio ambiente onde os alunos, que estão no 3º ano do ensino fundamental, puderam ter contato direto com a natureza. “Gostei de soltar os peixes, foi a primeira vez que fiz isso. A muda de árvore que ganhei, vou levar para plantar na casa da minha avó, em Córrego de Areia”, disse Maria Júlia Mesquita Mussi, de oito anos. Seu colega, da mesma idade, Davi Camporez Viganor, viu no evento uma oportunidade de aprender a reciclar. “Eu trouxe lixo de casa, pra poder jogar no latão certo aqui”, comentou Davi.

 

A oportunidade de aprender fora das salas de aulas encantou os participantes. “Gostei de ajudar a reciclar, aprendi que não podemos jogar o lixo nas ruas, ou calçadas, temos que jogar no latão certo”, disse Ana Clara Sales Vicentini, de oito anos. Sua colega Anna Maria de Oliveira Silva, participou do teatro. “Gostei de fazer teatro, fui o esquilo. Durante toda a semana ensaiamos para apresentar este teatro, que me ensinou que devemos ajudar uns aos outros”, comentou Anna Maria, também de oito anos.

 

 

“Se cada um cuidar agora, fazendo sua parte, o meio ambiente estará sempre limpo, organizado”, disse Dayvisson Luís Vittorazzi, Diretor da EMEIEF Centro Unificado “Constantino José Vieira”.

 

Esta foi a segunda atividade celebrando as duas importantes datas para o meio ambiente. Na última quinta-feira, dia 19 de março, cerca de 50 crianças e adolescentes estudantes da 6ª à 8ª série da EMEIEF “Forno Grande” participaram de uma caminhada até uma nascente de água, protegida e recuperada, que abastece sete famílias da região de Forno Grande, no interior de Castelo. O passeio contou ainda com um piquenique e muita animação dos alunos.

 

As comemorações ao “Dia da Água” e “Dia das Florestas”, desenvolvidas pela Prefeitura de Castelo através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente do Parque Estadual de Mata das Flores e do Parque Estadual do Forno Grande, continuam na próxima semana nas escolas: EMEIEF's “Frei José Osés”, em Castelo, e “Irmãos Mangifeste”, na comunidade de Pedra Lisa, com palestras e visitas às nascentes. 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.