Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


25.03.2015

Escola Família Agrícola Recebe Doação de Livros

 

Cerca de 120 alunos e nove professores, do primeiro ao quarto ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, da Escola Família Agrícola - EFA de Castelo, agora contam com aproximadamente 400 livros, de literatura e coletâneas de diversas áreas do conhecimento, para realizarem leituras e pesquisas, auxiliando no aprendizado e ensino.  

 

 

A doação dos livros foi feita pelo jornalista Ronald Mansur, castelense que reside na grande Vitória, na última quinta-feira, dia 19 de março, quando funcionários da escola foram até a casa do jornalista, para buscar todo o material. Segundo informações da diretora da EFA, Silvana Laquini Moro, Mansur é parceiro da escola desde a implantação em 2006, e sempre incentiva, divulga, e se preocupa com a escola. 

 

“Estes livros são para suprir uma necessidade da escola, já que não temos condições de adquirir uma quantidade maior de livros. É um incentivo para que os estudantes se tornem leitores assíduos. Observamos que houve um acréscimo na leitura, com a chegada dos livros novos, isso despertou o interesse deles. Agradecemos ao Mansur pelos livros e pelo apoio que dá a escola desde 2006”, comentou a diretora da EFA, Silvana Laquini Moro. 

 

O acervo foi arrecadado pelo doador, que há 30 anos colabora com as Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo - MEPES . “Tenho uma relação de quase 40 anos com o MEPES, e percebi que as bibliotecas, às vezes são fracas, pobres. Então comecei a juntar livros e mandar, alguns meus, outros que pedia ao poder público, e outros através do amigo Manoel Neves Martins, que tem um carro de coco na praia, arrecada estes livros e eu pego com ele. Sempre que vou caminhar, levo uma bolsa e vou recolhendo estes livros. Para Castelo foram 30 caixas, e outras 90 para outros dois municípios. É um trabalho que faço há 30 anos e tem aumentado com o passar do tempo. São livros de direito, medicina, de todos os tipos, que quando não são utilizados pelos alunos, podem ser utilizados por outras pessoas”, informou o jornalista Ronald Mansur. 

 

“Uma base importante para a boa interpretação é a leitura, então o aluno lendo, aprende a interpretar o português, entendendo as situações problemas, buscando a solução com mais facilidade”, disse o professor de matemática da Escola Família Agrícola, Luciano Bento da Silva, contando ainda que já percebeu como as visitas dos alunos à biblioteca agora estão mais constantes. 

 

Chansislayne Gabriela da Silva, que estuda no quarto ano na EFA, é uma das jovens que já está utilizando os livros doados. “São livros diferentes, o que despertou interesse em todos nós alunos em ler mais. Os livros de literatura brasileira são os que chamaram mais a atenção. Acho que talvez não dê tempo de ler todos até o final do curso, mas são bem interessantes. Temos ainda os da área técnica, para ler”, concluiu a aluna, que é de Brejetuba, e tem 17 anos. 

 

A atitude do jornalista castelense em realizar as doações pode ser reproduzida. Quem tiver interesse em doar livros para a escola, pode levá-los até a Escola Família Agrícola, localizada na comunidade de Ribeirão do Meio, zona rural de Castelo, ou informar o endereço de coleta pelos telefones (28) 9935-7254 ou (28) 3310-6721, que uma equipe da EFA fará a coleta. Além de livros, a escola também arrecada revistas.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.