Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


17.04.2015

Pesquisa Revela Nível de Preocupação dos Castelenses com a Crise Hídrica

 

Uma pesquisa realizada por 19 alunos da Escola Família Agrícola, revelou que 88% dos castelenses entrevistados entendem a importância de preservar o meio ambiente e as águas, e acreditam que são responsáveis pelo futuro da humanidade. Os dados da pesquisa sobre a "Crise Hídrica Mundial", foram compilados na última semana pelos alunos, que montaram gráficos relatando os resultados. As entrevistas, feitas através de questionários contendo cinco perguntas, com 200 pessoas de todas as idades, aconteceram no centro da cidade, durante a manhã do último dia 26 de março.

 

 

Segundo as informações obtidas durante as entrevistas, 58% das pessoas utilizam águas que passam pela estação de tratamento da CESAN, 31% da água utilizada nos domicílios dos castelenses vem de nascentes, e 11% de poços artesianos. Um total de 57,5% das pessoas acreditam que o principal fator que está ocasionando a escassez da água é a falta de conscientização da população, 21% entendem que isto ocorre devido as mudanças climáticas e 21,5% afirmam ser a poluição dos rios e nascentes a maior causa da escassez.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, entre as consequências sofridas no município durante o período de crise hídrica estão o desemprego, o aumento do preço das mercadorias, o aumento na conta de energia e a dificuldade para a produção agrícola, que tem na reutilização da água, uma importante aliada para a economia da mesma, sendo que 48% das pessoas entrevistadas reutilizam a água, principalmente da máquina de lavar, 7% apresentam atitudes interessantes, como coleta de água da chuva e utilização para irrigação de plantas e outras atividades, o que ainda não é suficiente, já que mais de 45% dos entrevistados não reutilizam a água.

 

“Um dos objetivos do trabalho é mostrar a matemática nas situações do dia a dia, onde os alunos puderam observar as opiniões dos entrevistados sobre a crise hídrica, e agora estamos mostrando os resultados da pesquisa. Depois será a vez de realizar algum trabalho social que ainda vamos elaborar mais adiante na escola, envolvendo o tema”, informou o professor de matemática e idealizador da pesquisa, Luciano Bento.

 

Dos 200 entrevistados, 100 foram homens e 100 mulheres, sendo 33,5% deles adolescentes e jovens com idades entre 10 e 20 anos, 46,5% com idades entre 20 e 59 anos, e 20% pessoas com idades acima de 60 anos. Um total de 49,5% moradores na zona rural, e 50,5% da zona urbana. Quanto ao nível de escolaridade, 29% das pessoas possuem o Ensino Fundamental incompleto, 27,5% possuem Nível Fundamental completo ou Ensino Médio incompleto, 31 % tem Ensino Médio completo, 8,5% tem Ensino Superior completo e apenas 4% com especialização, como Latu Sensu, Strito Sensu e Doutorado.

 

A atividade extra classe fez parte de um trabalho da disciplina de matemática, que é ministrada pelo professor Luciano Bento, no conteúdo de estatística, e teve como objetivo, vivenciar a estatística e mostrar para os alunos a importância da água. Após as entrevistas, os dados viraram um gráfico com muitos números, revelando o nível de preocupação de parte da população do município com relação à falta d'água.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.