Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


02.05.2015

“Curso Amador de Arbitragem de Futebol de Campo” Forma Cerca de 45 Novos Árbitros

 

Cerca de 45 pessoas de diversas cidades do sul do estado, como Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Monte Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivacqua, Vargem Alta, além de Castelo, compareceram ao encerramento do “Curso Amador de Arbitragem de Futebol de Campo”, realizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Esportes, com o apoio da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo – FES. O encerramento do curso e a entrega dos certificados de capacitação e formação dos novos árbitros, foi realizado na noite desta quinta-feira, dia 30 de abril, na Câmara Municipal de Castelo, e contou com coffe break e o sorteio de brindes fornecidos por um empresa patrocinadora dos Árbitros da CBF.

 

 

“Este evento foi muito importante não somente para os árbitros de Castelo, onde todos tiveram oportunidade de participar, mas também para os árbitros de toda a região sul. Tenho certeza de que o conteúdo passado será muito benéfico para as comunidades que participam dos campeonatos. Agradeço ao prefeito Jair Ferraço pelo apoio, e através do árbitro da CBF Dyorgines Padovani de Andrade, e do funcionário da Secretaria Municipal de Esportes, Clarindo Arcobeli Cola parabenizo e agradeço à todos pela oportunidade”, informou o Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches.

 

Durante o evento, foram entregues ainda os “Kits de Trabalho”, contendo dois uniformes, um de trabalho e um de viagem, para os árbitros que vão trabalhar nos campeonatos organizados pela Secretaria de Esportes ao longo de 2015. “Agradeço à Deus, ao Prefeito Jair Ferraço, ao Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches, pela oportunidade deste curso, ao Presidente da Câmara, José Dorigo, por ceder o espaço para a capacitação, e às empresas que ajudaram doando os uniformes para podermos trabalhar nos campeonatos realizados pela Prefeitura de Castelo. O curso foi para aprimorar o conhecimento das regras de futebol, para aplica-las dentro de campo. Espero que os alunos possam utilizar os conhecimentos adquiridos onde forem trabalhar”, concluiu Dyorgines Padovani de Andrade, um dos organizadores do curso, funcionário da Secretaria Municipal de Esportes.
 

E se engana quem pensa que arbitragem é apenas para os homens, já que o curso contou com duas alunas de Conceição do Castelo. “Aprendi muita coisa aqui. O treinamento esclarece nossas dúvidas. Eu já jogo, mas para ser juíza tenho que ter o curso. Me interessei porque conheço o futebol, e agora é hora de colocar em prática”, comentou a Auxiliar de Serviços Gerais, Marcia Mareto. Sua colega Natiele Jareta Mistura, também ficou satisfeita com o que aprendeu. “Sempre joguei bola, fui criada com meus irmãos, meninos, que jogavam, então aprendi a jogar. Jogo mais em quadra, e em campo sabia o básico, aqui aprendi muito mais”, explicou a Auxiliar Contábil.

 

O curso teve início no dia 27 de março, no Plenário da Câmara Municipal, com duração de 15 dias, com duas aulas semanais, às sextas-feiras e aos sábados, e contou com a participação de profissionais que já atuam na área de arbitragem, e iniciantes. Foi dividido em três etapas, sendo duas teóricas, sobre “Regras de Futebol”, nas duas primeiras semanas, e uma prática, realizada na Arena “Emílio Nemer”, com duração de mais de três horas, realizada pelos próprios alunos, com simulações de jogadas como faltas, pênaltis e ocorrências. Todo o curso foi ministrado por profissionais da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e pela Federação do Espírito Santo – FES.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.