Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


29.05.2015

“Dia Mundial Sem Tabaco” é Comemorado na Sede e no Interior de Castelo

 

Em comemoração ao “Dia Mundial Sem Tabaco”, que é celebrado no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando diversas atividades que objetivam destacar os malefícios do cigarro. Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de maio, um grupo de 120 alunos da EMEIEF “Madalena Pisa”, participou de uma palestra com tema “Tabagismo e Seus Malefícios”, no auditório da escola.

 

 

Mas não foi apenas na sede do Município que aconteceram as atividades destacando a importância de não fumar. Na última quarta-feira, dia 27 de maio, a equipe da ESF de Estrela Norte, realizou um evento chamado “Educação em Saúde”, no auditório da ESF, onde compareceram cerca de 20 pessoas, em sua maioria, fumantes. Na ocasião, a Enfermeira Maria Elena da Silva, abordou os seguintes temas: doenças relacionadas ao tabagismo, e programa nacional de controle ao tabagismo.

 

Na sede do Município, os trabalhos começaram na manhã da última terça-feira, dia 26 de maio, quando uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Praça “Três irmãos”, em uma tenda montada, orientando a população e realizando o preenchimento de uma lista para a participação no Programa Municipal de Tabagismo.

 

“Repassamos aos adolescentes, durante a palestra, coisas que eles ainda não conheciam. Informamos os números de pessoas que adoecem pelo uso do cigarro, e deixamos com os alunos da EMEIEF 'Madalena Pisa', o papel de conscientizar aos fumantes para interromperem o uso do cigarro. Foram eventos positivos, porque todos estão conscientes de que realmente o cigarro mata. Os adolescentes não tinham noção de números de doentes e mortos pelo cigarro. Solicitei que indicassem pessoas para a lista de cadastro de tratamento para cessação do tabagismo. Com a realização destes eventos, a população de um modo geral, percebeu o mal que o cigarro causa”, comentou o responsável pelos eventos na sede do Município, o enfermeiro José Humberto Mazioli Junior.

 

O cigarro possui cerca de 4 mil substâncias químicas, sendo que mais de 50 delas são cancerígenas. O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial de Saúde, em 1988, visando mostrar os danos do fumo e incentivar a diminuição do tabagismo. O cigarro pode causar problemas de coração e outras doenças respiratórias e cardiovasculares, e é a segunda maior causa de morte no mundo. Segundo pesquisas, a metade das pessoas que fumam, 650 milhões, provavelmente vão morrer pelo tabaco. Pelo menos 200 mil pessoas morrem a cada ano, expostas à fumaça no ambiente de trabalho.


Nos últimos dez anos, o número de pessoas que pararam de fumar depois de um tratamento dobrou. Os dados mostraram ainda que, para largar de vez o cigarro, além dos remédios, é indispensável cuidar do lado emocional. Para quem deseja parar de fumar, maiores informações podem ser obtidas com o Enfermeiro José Humberto Mazioli Junior, na Unidade de Saúde “Solange Campanha”, ou através dos telefones: (28) 3542-8559 e (28) 3542-8560.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.