Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


04.02.2016

SAIBA TUDO QUE ROLOU NA “ESCOLA DE VERÃO”

 

As férias de 2016 com certeza serão inesquecíveis para um grupo de 25 jovens de 10 a 15 anos. A primeira “Escola de Verão” realizada em Castelo, que a princípio envolveria apenas alunos das escolas do município, atraiu ainda estudantes de outras cidades, como Cariacica e Muniz Freire. As aulas foram realizadas na última semana, entre os dias 25 e 29 de janeiro, no Casarão da Fazenda do Centro. 

 

 

“A 'Escola de Verão' fez com que os alunos percebessem que podem aprender se divertindo, e já nos pediram uma edição da escola no inverno, durante as férias de julho. Para o próximo ano, vamos contar com mais voluntários que se interessaram em dar oficinas e palestras na feira de profissões, aulas de astronomia, zumba, entre outras. Ao final das aulas, as crianças e adolescentes surpreenderam os colaboradores do projeto com uma  homenagem, cantando e tocando violão”, comentou o idealizador e coordenador da edição do projeto em Castelo, Guilherme Vittorazzi Salvador, que é estudante de Engenharia Química pela UFV. 

 

 

As aulas gratuitas, que tiveram como objetivo estimular nas crianças e adolescentes o interesse por ciências e tecnologia, foram elaboradas desde julho de 2015 por um grupo de estudantes ex intercambistas da ONG Rede CsF, entre eles, além de Guilherme, Suzana Zandonadi, Paula Bernabé e Juliana Fazolo, estimulando nas crianças os conceitos de cidadania cultura, respeito às diferenças, compromisso com a escola e respeito aos professores e colegas de sala. A Prefeitura Municipal de Castelo, a ASSEC  - Associação Especial de Engajamento Social de Castelo, o IFMS - Instituto Frei Manuel Simón, a Associação Comunitária do Campestre e empresários da região apoiaram a “Escola de Verão”, que buscou valorizar a riqueza cultural e ambiental no local. 

 

 

No primeiro dia de aulas, segunda-feira, foi realizada uma feira de profissões, como Odontologia, Química, Engenharia Ambiental e Geografia, onde cada profissional falou sobre sua área, seguida por uma dinâmica de empreendedorismo, despertando a criatividade e oespírito de liderança nos alunos. Na terça-feira, foi a vez de uma aula de campo sobre relevo, bacia hidrográfica e vegetação, com montagem de uma maquete de curvas de níveis, destacando a importância da preservação ambiental e de recursos naturais. Na quarta-feira, os alunos participaram de uma aula prática de química, com materiais de baixos custos, além de uma oficina de sabão ecológico. Na quinta-feira, foi a vez da sustentabilidade entrar em cena. Os alunos aprenderam sobre o funcionamento de aquecedor solar, com direito a construção de um protótipo com materiais recicláveis, que ficará exposto na escola da comunidade. Na sexta-feira, o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, “Nino” do Val, fez uma demonstração de músicas que fazem parte da cultura brasileira. 

 

 

“Projetos assim fazem a gente acreditar num futuro bom. A garantia de esperança vem das crianças, e investir nelas é encher o coração e a alma de esperança”, disse o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Carlos Alfonso do Val Claure, o “Nino”. 

 

 

Aos interessados em apoiar as próximas edições da Escola de Verao - Rede CsF, escreva para guilherme.salvador@redecsf.org.br.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.