Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


23.03.2016

Mês do Índio com programação especial no Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro

 

Com objetivo de contar a história dos Índios Puris Coroados, que viveram na região do distrito de Limoeiro, no interior de Castelo, a Associação Turística de Limoeiro - LIMOTUR e a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, vão promover uma programação pra lá de especial no "Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro", durante todo o mês de abril. 

 

Visita conduzida à gruta e ao cemitério dos índios Puris Coroados, brincadeiras e a exposição de objetos e utensílios da cultura indígena, como réplicas da oca, do cocar, do chocalho, da panela de barro, do pilão e do arco e flecha são algumas das atrações que vão fazer parte da programação.

 

As visitas serão acompanhadas por condutores capacitados e com devidos equipamentos de segurança, por isso, precisam ser agendadas antecipadamente, principalmente para grupos. Os interessados devem entrar em contato de terça a domingo, entre nove e 16 horas, pelo número se telefone do Paiol da Gruta (28-99986-1542).

 

"No ano passado recebemos mais de 2.500 visitantes, muitas pessoas de fora do município, turmas de estudantes, e esse ano a expectativa é que esse número seja superado. Estamos trabalhando muito para atender os visitantes da melhor forma possível. Tenho certeza que esse será um momento muito especial para as crianças e os adolescentes que participarem da comemoração", comentou Maria Destefani Brunele, presidente da LIMOTUR.

 

A Gruta do Limoeiro é um patrimônio histórico estadual, sendo a mais importante área de estudos sobre a pré historia do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás. Possui características geológicas diferentes da maioria das grutas. A sua importância é devido à particularidade relacionada à formação dos espeleotemas, que são resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água.

 

No interior da gruta é possível encontrar vários salões e também passagens bastante estreitas, com diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos, que tornam a visita monitorada por guias e com equipamentos de segurança ainda mais fascinantes.

 

Segundo o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Nino do Val Claure, essa é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem um pouco da nossa cultura regional. "O turismo pedagógico é importante porque proporciona ao indivíduo sentimentos de conservação, manutenção e valorização dos bens patrimoniais, culturais e ambientais. Por este fator, a possibilidade de expansão espacial do conhecimento para além das quatro paredes torna-se uma importante ferramenta para enriquecer as ações pedagógicas", explicou o Secretário.

 

Maiores informações:

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura - (28) 3542 - 6300 ou (28) 3542 - 8532 - Segunda à sexta das 07 às 13h.

Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro - (28) 99986 - 1542 - Terça a domingo das 09h às 16h.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.