Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


26.06.2018

Recuperação de Nascentes ensina preservação ambiental a alunos de escolas públicas

 

O Projeto “Recuperação de Nascentes”, realizado pela Sociedade dos Amigos do Vale do Castelo (SAVAC), com apoio do Instituto EDP, será tema da palestra realizada nesta terça-feira, dia 26, nas escolas EMEF “Professor Paulo Fábio Sartore” e EEEM Professora “Maria Cândido Kneipp”, ambas localizadas no município de Muniz Freire.

 

Alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, participarão do encontro e poderão conhecer um pouco mais sobre o Ciclo da Água e as práticas sustentáveis para a preservação de rios e afluentes. O objetivo do evento, segundo o biólogo e diretor-executivo da SAVAC, José Renato de Oliveira Pin, é “contribuir com a formação ambiental dos estudantes a fim de promover hábitos sustentáveis. Acreditamos que esses jovens podem ser multiplicadores, além de futuros adultos mais sensíveis às questões ambientais”.

 

O projeto Recuperação de Nascentes desenvolve ações que aliam proteção, conservação e restauração ambiental de corpos hídricos à educação ambiental em zonas rurais dos municípios capixabas de Castelo, Conceição do Castelo e Muniz Freire, por meio de um trabalho junto a escolas e produtores rurais. Em 2018, quatro unidades de ensino receberão as palestras e mais 65 pessoas da comunidade serão beneficiadas com o apoio da equipe técnica para fazer o cercamento das nascentes, iniciativa determinante para a preservação dos locais, de modo a evitar a contaminação e os impactos negativos causados por agentes externos, como animais.

 

Os participantes também vão receber a instalação de filtros purificadores de água domiciliar e implantação de sistemas de fossas sépticas, filtros e sumidouros. “As ações de proteção dos afluentes da região tiveram resultado palpável para as famílias assistidas, trazendo mais qualidade de vida e ampliando o acesso a água limpa e própria para o consumo”, reforça Luís Gouveia, diretor executivo do Instituto EDP.

 

Quarenta nascentes em Castelo já estão georreferenciadas e o projeto segue agora para a fase de monitoramento e acompanhamento.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.