Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


31.10.2018

SERVIDORES DA PREFEITURA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM)

 

 

Servidores da Secretaria de Agricultura de Castelo participaram na última semana, entre os dias 22 e 25 de outubro, de uma capacitação com objetivo de qualificar os serviços de Inspeção Municipal (SIM) das Prefeituras do Estado. O evento, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF, por meio da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp), aconteceu em Vitória, no auditório do SEBRAE e contou com a presença de representantes de 32 municípios.

 

Palestras, treinamentos e mesas redondas abordando temas como: “Boas Práticas de Fabricação”, “Análise de Projetos”, “Procedimentos de Inspeção”, “Fiscalização”, “Organização Documental”, “Rotulagem” e “Regulamentação Técnica” fizeram parte da programação do evento.

 

“A capacitação foi de extrema importância para o município de Castelo, pois o treinamento nos aproximou de nossa meta para o ano de 2019, que é a implantação do SUSAF. Desde o ano de 2016, quando o SIM foi instituído, já registramos 15 agroindústrias no município, que hoje oferecem ao mercado produtos de qualidade e segurança alimentar, e outras 10 estão em processo de certificação. Seria gratificante se todo o estado tivesse a oportunidade de conhecer os produtos castelenses”, explica Vívia Motta Leal, Médica Veterinária do SIM de Castelo.

 

O Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar – SUSAF, é um sistema que confere ao município o status de equivalência ao IDAF, que por meio de auditoria avalia a atuação do SIM quanto à padronização e uniformidade dos procedimentos de inspeção. Caso o parecer do IDAF seja favorável, o município adere ao Sistema, podendo assim comercializar em todo o Estado os produtos que hoje se restringem ao comércio municipal.

 

“Para aderir ao SUSAF/ES, o município deve possuir o mesmo nível de proteção sanitário definido pelo IDAF, passando por etapas de auditoria documental e operacional, avaliação de critérios de infraestrutura e corpo técnico, legislação e procedimentos de inspeção e fiscalização adotados pelo SIM. Ficamos muito felizes ao ver os municípios presentes e interessados em fortalecer esses serviços. Castelo já sinalizou o interesse na adesão ao SUSAF. O Instituto está disponível para contribuir com esse processo”, garantiu a funcionária do IDAF, Médica Veterinária do GEAPP, Carolina Borgo.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.