Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


16.04.2019

REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE REUNIÃO COM PESQUISADORES DO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DE SÃO PAULO

 

Os representantes da Secretaria Municipal de Educação de Castelo que estiveram em   São Paulo nos últimos dias 09, 10 e 11 de abril, participaram de uma reunião com pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, a convite da Secretaria Estadual de Educação daquele Estado e puderam conhecer as diversas linhas de pesquisa e programas desenvolvidos pela instituição.

 

Durante as conversas umas das ações desenvolvidas pelo IPT chamou bastante atenção da equipe municipal pela importância e proximidade com a realidade castelense, no que diz respeito a prevenção de desastres naturais e atuação em situações de risco. Se trata do Projeto Defesa Civil nas Escolas e as Olimpíadas Contra Riscos.

 

A atuação da Defesa Civil nas escolas tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção de sinistros a partir do ambiente escolar, propiciar condições mínimas de prevenção de desastres e outras emergências que ponham em risco a vida dos alunos, professores e funcionários da unidade escolar, além de preparar os profissionais da educação para atuarem em casos emergenciais.

 

Em complementação a este trabalho é realizada nas escolas a Olimpíada contra Riscos, organizada pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Baixada Santista, pelas equipes das Defesas Civis municipais das nove cidades da região e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com apoio da Defesa Civil Estadual. A iniciativa é voltada à educação de alunos de 10 e 11 anos de idade das redes municipais de ensino dos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

 

A iniciativa paulista tem se demonstrado de grande importância para a prevenção de acidentes em situações de risco uma vez que o aluno é utilizado como um veículo de comunicação responsável por levar para casa, vizinhos e amigos informações essenciais sobre como agir em situações de risco.

 

Segundo o Escritório da ONU para Redução de Risco de Desastres (UNISDR), as pessoas que vivem em países de renda baixa têm em média sete vezes mais probabilidade de morrer devido a desastres naturais e tornar o cidadão consciente de seu papel é de extrema importância para diminuir os impactos causados por tais desastres.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.