Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


17.07.2019

CAMINHO DO AMPARO: MEMÓRIA, FÉ E GRATIDÃO

 

Acontecerá, do dia 25 ao dia 28 de julho de 2019, a primeira edição do Caminho do Amparo. Serão cerca de 100 quilômetros, percorridos a pé - a maioria por estradas vicinais ou asfaltos, quase sempre as margens do Rio Castelo e do Rio Itapemirim. O trajeto será concluído em 04 dias e perpassa as cidades de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim. O ponto de partida é Igreja próxima à Fazenda do Centro, no município de Castelo. E a chegada é na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim. 

 

O Caminho do Amparo é um dos eventos em comemoração aos 250 anos da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, que será celebrado no dia 08 de setembro de 2019. Segundo o padre José Carlos Ferreira da Silva, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e idealizador do evento, o objetivo do caminho é reproduzir a experiência dos emigrantes que partiram do Monte Castelo levando a Imagem de Nossa Senhora do Amparo, em 1764, e se instalaram em Itapemirim, onde, em 1769, criou-se a Paróquia com a mesma padroeira. 

 

O pároco lembra ainda que o evento está inserido num período propício para recordar o nosso passado, viver com esperança o presente e nos comprometermos alegremente com o futuro em vista da construção do reino de Deus. Frisa também que percorrer o caminho do Amparo, além de reacender nos participantes a memória afetiva do fato histórico que levou à criação da paróquia, será uma oportunidade para que o peregrino amplie e enriqueça a sua experiência de Deus e com Deus de maneira intensa, festiva e emotiva.

 

O padre José Carlos frisou ainda que a caminhada exprime, simbolicamente, a grandiosa realidade do povo de Deus que, ao longo de todos os tempos, mobiliza-se na procura do Deus vivo. Perguntado sobre como se deu a inspiração do nome e do evento, padre José Carlos comentou que a inspiração se deu após ler os registros deixados pelo padre Manoel Pires Martins, no primeiro livro tombo da Paróquia, onde serve como pároco.

 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.