Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


30.07.2019

EXPEDIÇÃO MARCA REINAUGURAÇÃO DA TRILHA DO PICO DO FORNO GRANDE

 

Após mais de duas décadas fechada devido aos impactos gerados pela visitação descontrolada, a Trilha do Pico do Forno Grande, em Castelo, foi reinaugurada em grande estilo. Na madrugada deste sábado (27), uma expedição com a presença do governador Renato Casagrande superou o percurso de 3,5 quilômetros até o topo do Forno Grande, o segundo pico mais alto do Espírito Santo com de 2053 metros de altitude. A aventura contou com a presença da primeira expedição genuinamente capixaba rumo ao Monte Everest.

 

O grupo começou a escalada por volta das duas da manhã, partindo da sede do Parque Estadual do Forno Grande. O governador fez parte do primeiro grupo que chegou ao topo da montanha às 5h35, depois de pouco mais de três horas de trilha. Do alto do Pico do Forno Grande, Casagrande foi o primeiro a assinar o livro do Pico, que deverá registrar nomes e mensagens dos aventureiros que conseguirem superar o desafio.

 

 

Foi a quarta vez que Casagrande alcançou o topo da montanha: “Já tinha subido aqui outras três vezes na minha juventude e agora pela primeira vez subi como governador. A trilha até o cume ficou fechada por mais de 20 anos por conta da degradação humana. As pessoas iam acampar no topo e acabam desmatando. Agora estamos liberando o Parque para subidas durante o dia e com guia, o que é uma novidade. A trilha é dura e precisa de equipamentos profissionais. Queremos que a população possa desfrutar desse momento maravilhoso, que nós agora desfrutamos. Temos uma vista privilegiada de várias cidades, como Castelo, e até o litoral quando o céu está aberto. Também vemos a Pedra Azul por um ângulo maravilhoso. Durante a trilha é possível tirar lindas fotos. É muito lindo ver como o Parque está lindo e conservado”, contou.

 

Os demais grupos foram chegando ao longo da manhã, sendo que alguns aventureiros chegaram comentou.

 

A trilha do Pico Grande ficou fechada por quase 20 anos devido aos impactos gerados pela visitação descontrolada e degradação ambiental. Agora haverá visitações controladas, com limitação de visitantes durante o dia, uma vez que é necessário o acompanhamento de uma pessoa com experiência em escalada, além de todos os equipamentos de segurança.

 

Para o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, a inauguração da trilha do Forno Grande irá proporcionar uma maior integração com a comunidade. “Será possível aproveitar as belezas naturais e potencializar o turismo de aventura da região”, avaliou.

 

O secretário de Turismo e Cultura de Castelo, Carlos Afonso do Val ressalta a importância do Parque do Forno Grande para o turismo local “A reabertura da trilha de acesso ao Pico do Forno Grande, é um ponto importante para o turismo não só de Castelo mas como o turismo regional. Mais um atrativo para as Montanhas Capixabas, um atrativo de suma importância e que, com certeza, trará investimentos na região por parte do poder publico, bem como, de empreendedores que tem investem no turismo regional”, comentou.

 

 

Para o público em geral, o acesso à trilha deve ser agendado a partir do dia 29 de julho pelo e-mail agendamentofornogrande@gmail.com.

 

A subida exige certo nível de preparo físico e, durante o trajeto, é possível apreciar paisagens como a Pedra Azul, o Pico da Bandeira (com binóculo), o Frade e a Freira, Itabira e a Pedra do Garrafão, além do litoral (com binóculo).

 

1) Qual o nível de dificuldade da trilha até o topo?

 

A trilha passa sobre rocha a maior parte do tempo e pode ser classificada, pelo sistema nacional de graduação de trilhas, como o seguinte:

Duração: 5 h a 6 h

Extensão de ida e volta 6,6 km

Desnível: 950 m (ponto culminante a 2019 m de altitude)

Esforço: Moderado superior com lances de escalada técnica de 2º

Exposição ao risco: Severo

Orientação: Moderada

Sugestão de equipamento: Corda de 60 m três costuras e material para rapel.

 

2) É necessário o acompanhamento de guias e/ou a utilização de equipamentos de escalada?

 

É preciso conhecimento de técnicas de escalada. Mas é possível que guias levem pessoas que não dominem as técnicas de escalada.

 

É importante que o visitante esteja em boa forma física e, pelo menos, duas pessoas de um grupo tenham conhecimentos, equipamentos e habilidades de escalada. Não há exigências específicas para se fazer a trilha, mas o visitante sabendo das características da via deve ser o principal responsável pela autoavaliação de suas capacidades, e deve assinar um Termo de Responsabilidade e Reconhecimento onde atesta saber dos riscos envolvidos.

 

 

3) Se sim, como o visitante tem acesso ao guia e aos equipamentos? O agendamento já inclui? Existe algum custo?

 

A responsabilidade pelos equipamentos para escalada são dos visitantes. O parque não possui tais equipamentos E não há custos para a subida.

 

Lembramos que o número máximo de pessoas que podem ser liberadas para a subida são de até 20 (vinte) pessoas por dia.

 

4) O visitante que deseja subir até o pico deve respeitar algum horário diferenciado dos demais visitantes?

 

A subida pode ser iniciada a partir das 06:00 da manhã.

 

É obrigatório obedecer o horário limite de 17:00 horas. Ultrapassar esse horário na trilha é considerado infração, cabendo autuação e multa.

 

5) Quais regras devem ser respeitadas? Ex.: proibido acampar, levar bebidas alcoólicas, etc.

 

O IEMA informa que NÃO é permitido acampar no Parque. E dentre outras proibições estão: não é permitido pisar na vegetação; todo o lixo gerado deve ser levado de volta a sede do parque; e coletar plantas, flores, sementes, parte de animais, minerais, artefatos arqueológicos ou históricos é crime ambiental.

 

Lembramos que também é crime ambiental qualquer tipo de marcações ou pichações.

 

6) Qual a recomendação de vestuário?

 

Recomendamos que as vestimentas e calçados sejam apropriados para atividades em ambientes naturais. O calçado mais adequado é com o solado com boa aderência a rocha e em situação de excesso de umidade.

 

É recomendável também utilizar equipamentos de segurança para facilitar a subida, sendo de responsabilidade do grupo.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.