Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


09.08.2019

O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – S.I.M. DE CASTELO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO

 

Nesta quinta-feira (08) foi concluída, a 3° capacitação SIM/Susaf-ES promovida pelo Geapp- Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do IDAF, que contou com 70 profissionais entre médicos veterinários e integrantes dos Serviços de Inspeção de 35 municípios do Estado. Cinco destes municípios, incluindo Castelo, possuem equivalência ao Susaf-ES, o que na prática significa que a comercialização dos produtores antes restrita ao município, pode se estender a todo território do Espírito Santo. Castelo, que recebeu a equivalência ao Susaf em abril deste ano, foi apontado como “caso de sucesso” no E.S., pelo trabalho de excelência da equipe do S.I.M. e da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Estiveram presente Mário Louzada, diretor-presidente do Idaf-ES, o Subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Sustentável, Michel Tesch, além de instituições parceiras do Estado na promoção da agroindústria de pequeno porte, como SEBRAE, SENAR, INCAPER, ADERES, UFES, para receber dos Serviços de Inspeção as demandas dos produtores rurais, visto que são estes profissionais que detém contato direto com as agroindústrias de origem animal, e discutir soluções aos principais gargalos encontrados no campo. Foram levantados assuntos como maior promoção de cursos nas áreas de tecnologia de produção de embutidos e queijos finos, projetos envolvendo mulheres e jovens rurais, apoio financeiro e tecnológico a projetos sustentáveis, entre outros. As entidades se demonstraram totalmente abertas a receberem esta demanda, que será encaminhada por ofício pelos municípios e pelo IDAF.

 

Nesta capacitação, a equipe dos S.I.M.’s foram capacitados por profissionais renomados com temas de extrema relevância para a agroindústria de origem animal como: soluções funcionais em agroindústrias de pequeno porte, microbiologia de alimentos, rotulagem de produtos de origem animal, produção e inspeção de produtos de abelhas e derivados, higienização em agroindústrias, protocolos de ação em não conformidade de análises laboratoriais, qualidade e desinfecção da água por sistema de cloração e controle na agroindústria.

 

“Esta é a 3° capacitação que participamos, e nos sentimos cada vez mais preparados quanto a orientação dos produtores e a fiscalização de produtos de origem animal. O S.I.M. de Castelo está preparado para acolher os produtores que queiram se legalizar, assim como elevar a nível estadual, por meio do Susaf, aqueles que já se encontram legalizados. Iniciaremos o trabalho de marketing dos produtos de Castelo, da melhoria da qualidade e a diversidade de produtos elaborados, e a conscientização da população para o consumo de alimentos inspecionados e seguros, visto o aumento dos casos de tuberculose e brucelose humana no município de Castelo, o que nos sugere consumo de carne clandestina e leite/queijo sem pasteurização.”, disse a Médica Veterinária do S.I.M. de Castelo, Vívia Motta Leal.

 

No dia 01/08, integrantes do S.I.M., IDAF e VISA, estiveram presentes em reunião com o Promotor de Justiça Sr° Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, e sem comprometeram em apresentar em 30 dias um cronograma de ação conjunta de combate a clandestinidade de origem animal, abrangendo as áreas de comércio, produção e abate no município de Castelo, a fim de promover a saúde pública da população através da fiscalização e liberar o mercado para os produtos registrados.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.