Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


19.08.2019

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO CONTINUA EM CASTELO

 

A vacinação contra o sarampo continua intensificada em Castelo. A decisão foi tomada após a confirmação do primeiro caso da doença no Espírito Santo. Uma adolescente de 19 anos, residente em Cariacica, adoeceu ao retornar de São Paulo. O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

 

Todos os indivíduos de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina para serem considerados protegidos. Adultos entre 30 e 49 anos de idade, sem comprovação de nenhuma dose, devem receber uma dose da vacina tríplice viral (SCR), que, além de sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e outros), independentemente da idade, devem ter registradas duas doses válidas. A contraindicação da vacina é para crianças menores de seis meses de idade, gestantes e pessoas em estado de imunossupressão.

 

Em Castelo, a imunização está acontecendo na “Unidade de Saúde Solange Campanha” (Posto de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 15:30 horas. Para vacinar é necessário apresentar os cartões de vacina e do SUS e um documento de identificação.

 

“A única forma de prevenir o sarampo é através da vacina. Desde a reintrodução do vírus no Brasil, que ocorreu em 2018, o município de Castelo vem intensificando as ações de vacinação nas equipes de atenção básica, escolas e empresas do município”, explicou Bruna Jubini Callegario Caetano, referência técnica em imunizações.

 

Tosse, coriza, conjuntivite, febre e manchas vermelhas pelo corpo são os sintomas do sarampo. Caso o indivíduo apresente alguns desses sintomas é preciso procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (28) 3542 - 8558.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.