Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


09.01.2020

UNIDADE DE SAÚDE DE LIMOEIRO TEM NOVO MÉDICO

 

A Unidade de Saúde da Família (ESF), do distrito de Limoeiro, passou a contar, nesta segunda-feira, seis de janeiro, com os serviços do médico, especializado em medicina familiar e comunitária, o Drº Pablo Viganor Nogarol.

 

A equipe do ESF de Limoeiro agora conta com um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma recepcionista e oito agentes comunitários de saúde. A partir da próxima segunda-feira, dia 13, a Unidade também contará com os serviços da cirurgiã dentista, a Drª Ana Maria Faé Faião Moraes.

 

“O município vem tendo dificuldades para contratar médicos de ESF. A falta de adesão dos profissionais é muito grande. Já fizemos um processo seletivo no final de 2019 e ainda não obtivemos cem por cento de sucesso. Estamos correndo atrás para contratação de mais médicos para as nossas equipes de saúde, não vamos medir esforços até que todas as equipes estejam completas. Um novo edital para contratação de médicos já está sendo elaborado e em breve será divulgado”, explicou o Prefeito de Castelo, Domingos Fracaroli.

 

A Unidade de Limoeiro abrange atendimento para as seguintes comunidades: “Vai e Vem”, “Caxixe Quente”, “Córrego da Telha”, “Campestre”, “São Manoel”, “Macuco”, “Nogueira”, “Santa Justa”, “Água Limpa”, “Monte Alverne” e  "Sauá".

 

 

Composição do ESF:

 

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

 

Também há equipe de Saúde Bucal, composta por cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

 

O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por agente e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

 

Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas de uma determinada área, que passam a ter corresponsabilidade no cuidado com a saúde.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.