Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


01.03.2021

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PRIMEIRO TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS PORTAIS DO PROFESSOR E DO ALUNO

 

Em virtude das demandas trazidas pela pandemia da Covid-19, que ocasionaram o início do ano letivo de 2021 com atividades didático-pedagógicas em formato remoto nas Unidades de Ensino do município, a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Educação – SEME, está ampliando o sistema de Gestão Educacional da Rede Municipal de Ensino por meio dos Portais do Professor e do Aluno.

 

Os Portais do Professor e do Aluno permitem o registro de pauta eletrônica, acesso às famílias a informações da vida escolar de seus filhos, dentre muitas outras possibilidades. Neste sentido, o Núcleo de Tecnologia Educacional da SEME, em parceria com o desenvolvedor do Sistema de Gestão Escolar, realizou, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, no Polo da Universidade Aberta do Brasil, um treinamento das equipes administrativas e pedagógicas das escolas municipais para atuarem no gerenciamento dos Portais.

 

Para o Secretário Municipal de Educação, José Renato de Oliveira Pin, a implementação dos portais representa um grande avanço na gestão dos processos educacionais do município. “Agora, podemos promover a centralização de todos os dados das unidades de ensino, facilitando o mapeamento dos avanços e das necessidades de cada escola. Além disso, caminhamos no sentido de redução de gastos com a produção de documentos gráficos e impressões. Precisamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico de nossa sociedade, e também as exigências da crise sanitária, pois é nosso objetivo trazer praticidade aos registros diários do professor e promover o acesso à informação, a qualquer tempo, aos pais, responsáveis e ao próprio aluno sobre sua vida escolar”.

 

 

Sobre o Portal do Aluno

 

Tem o objetivo de facilitar o acompanhamento das principais informações da vida escolar do aluno. Através dele, pais, responsáveis e o próprio aluno podem acessar a qualquer hora e lugar informações como boletim, calendário escolar, provas marcadas, horários de aulas, faltas, dentre outros.
 A configuração do portal é feita através do Sistema de Gestão Educacional pela equipe gestora que decide quais informações os alunos e responsáveis poderão acessar.

 

 

Sobre o Portal do Professor

 

Trata-se de uma ferramenta eficaz para automatizar informações de notas, presenças e planejamentos diminuindo custos com papel.
No menu acadêmico são realizados os cadastros das avaliações por período, o lançamento das notas, o calendário, o diário, a ficha de desempenho do aluno, o lançamento de aulas e faltas, as observações, o plano de aula e a norma escolar.

 

Os portais encontram-se na fase de ajustes para cadastramentos de turmas e professores. Assim que todos os registros forem concluídos, as unidades de ensino encaminharão às famílias os procedimentos necessários para acessarem as informações escolares de seus filhos. Os professores do município, em breve, receberão treinamento online para acesso e registros no portal.

 


Em caso de dúvidas:


As dúvidas dos professores deverão ser direcionadas ao Núcleo de Tecnologia Educacional da SEME, pelo telefone: (28) 3542 8534.
As dúvidas dos pais, responsáveis e alunos podem ser encaminhas à Unidade de Ensino responsável por seu atendimento.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.