Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


18.05.2021

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

O dia 18 de maio foi estabelecido como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, por membros de uma tradicional família capixaba.

 

A prática de violência sexual contra crianças e adolescentes é dividida em abuso e exploração sexual. O abuso viola aquilo que caracteriza a infância que é a dependência, vulnerabilidade e inocência. Geralmente é praticado por pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança e que participa do seu convívio familiar e/ ou social. Já a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

 

É importante destacar que é no contexto familiar que ocorre a maior incidência de violação de direitos e que com o isolamento social no período pandêmico, ocasionado pela COVID-19, as crianças e os adolescentes ficam mais expostos, vez que, passaram a conviver por mais tempo com o abusador, se afastando dos espaços de proteção, como as escolas, grupos de convivências, entre outros. Portanto, é preciso estar atentos e observar possíveis mudança de comportamento. Denuncie qualquer situação suspeita.

 

No Brasil, é por meio do “Disque 100”, que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil.

 

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.

 

Faça Bonito! Denuncie qualquer situação suspeita de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. DISQUE 100.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.