Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


25.06.2021

PROJETO “HOMEM QUE É HOMEM” É LANÇADO EM CASTELO

 

Aconteceu em Castelo, na manhã de quarta-feira, 23 de junho, o lançamento do Projeto “Homem que é Homem”, uma ação da Polícia Civil em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

A solenidade, que ocorreu no auditório do CRAS, contou com a presença do Prefeito João Paulo Nali, da Secretária Municipal de Assistência Social, Cristiane Soares Ferreira, da Juíza da 2ª Vara da Comarca de Castelo, Drª Valquíria Tavares Matos, do Promotor de Justiça de Castelo, Drº Zenaldo Baptista de Souza, além de autoridades da Polícia Civil do Espírito Santo.

 

“Trazer esse Projeto para Castelo foi uma iniciativa brilhante, pois a solução da violência contra a mulher vai muito além da repressão. É preciso mudar uma mentalidade, antiga e machista. Tenho certeza que nós do judiciário, colheremos bons frutos deste trabalho no município”, explanou a Juíza da 2ª Vara da Comarca de Castelo, Drª Valquíria Tavares Matos.

 

Para o Prefeito, João Paulo Nali, o projeto chega em um importante momento. “Precisamos debater de forma mais franca a violência contra a mulher e os malefícios de condutas machistas em nossa sociedade. Tudo pensado com base no respeito, paz social, compreensão, criando possibilidades para que esses homens abram mão da violência, e utilizem outros recursos para dialogar em família e, sobretudo, em seus relacionamentos afetivos”.


“Esse é um projeto que visa contribuir na resignação sobre suas vivências, perpassando por desigualdade de poder, compreendendo a implicação de suas condutas no processo de violência cometida, e ofertar ferramentas para a transformação na forma de ser e estar, agir e pensar sobre o mundo e suas relações sociais”, explicou a Secretária Municipal de Assistência Social, Cristiane Soares Ferreira.

 

Após as falas das autoridades a Delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Município da Serra, Drª Natália Tenório Sampaio entregou ao Prefeito João Paulo Nali o Termo de Cooperação Técnica assinado pelas instituições responsáveis pelo desenvolvimento do projeto “Homem que é Homem.

 

 

Sobre o Projeto:

 

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher no Estado do Espírito Santo.

 

Para isso, homens denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

 

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam oito encontros, incluindo o de apresentação do projeto. Esses homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Secretaria Municipal de Assistência Social. O primeiro acontece por meio de intimação judicial. Depois, a permanência e frequência aos demais é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para o desenvolvimento da cultura de respeito e não violência.

 

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.