Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


19.10.2022

Poliomielite: entenda os riscos de NÃO vacinar as crianças

 

Especialista alertam para o risco de casos de Poliomielite voltarem a ser registrados no Brasil, depois de mais de 30 anos, preocupação já levantada pela Organização Mundial da Saúde.


Diante de monitoramento de casos que estão surgindo no mundo e do cenário atual do país, a entidade colocou o Brasil entre os países com alto risco para reintrodução da doença.


Embora o Brasil tenha recebido o certificado de eliminação da doença em 1994, a baixa adesão faz o Programa Nacional de Imunização (PNI) alertar sobre a importância e o benefício da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da Poliomielite no país.


Segundo o Ministério da Saúde, mais de 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos de idade devem receber a vacina contra a doença, sendo que as menores de 1 ano devem ser imunizadas de acordo com a situação vacinal para o esquema primário. Já as crianças de 1 a 4 anos devem tomar uma dose da vacina Oral contra Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as 3 doses da vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. O objetivo é alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior que 95%.


O Ministério da Saúde reforça que todos os imunizantes que integram o PNI são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Durante a campanha, estão sendo administradas doses em crianças com vacinas em atraso e reforço. As crianças que não tem as 3 doses da vacina Inativada, não devem receber a VOP.


"A Poliomielite é uma doença viral, extremamente perigosa, transmitida por água e alimentos contaminados ou por contato com pessoas infectadas. Aqueles que ficam doentes desenvolvem a paralisia e podem até morrer. Para combatermos esse vírus é muito importante que as crianças sejam imunizadas. Em Castelo, até o momento, já foi alcançado 71% da cobertura vacinal e a nossa meta é 95%. Pais e responsáveis, procure ainda neste mês de outubro uma Unidade de Saúde para a vacinação de seu filho", explicou Marcela Nagel Stov, Secretária Municipal de Saúde.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.