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16.04.2013

Merenda das Escolas do Município é feita com acompanhamento de Nutricionista

 

A merenda escolar de cerca de 5.800 alunos das escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Escolas de Tempo Integral de Castelo é toda feita com o acompanhamento de uma Nutricionista, que sugere o cardápio de cada refeição, elaborando um cronograma para o ano inteiro. A iniciativa traz inúmeros benefícios, tanto para os alunos que se alimentam corretamente como para a administração que adquire produtos saudáveis e na quantidade certa, evitando desperdícios.
A compra da merenda é realizada através do Conselho de alimentação e o Setor de Merenda, por meio de pregão. Essa merenda vem, em grande parte, de fora, porém uma boa quantidade também é adquirida dos produtores de Castelo, através da Agricultura Familiar. Anualmente, o Município investe um milhão de reais com a merenda escolar, sendo 500 mil de verbas da própria Prefeitura e outros 537 mil reais que vem do Governo Federal.
A responsável pelo cardápio das escolas é a Nutricionista Paula Fraga Ferreira, que elabora uma listagem dos alimentos, respeitando o valor nutricional e a quantidade recomendada para cada faixa etária: "No cardápio, nossa preferência é para produtos da Agricultura Familiar do nosso Município, e o restante dos alimentos vêm através de Chamada Pública. O cardápio de 2013 vem sendo elaborado desde o início do ano", informou a Nutricionista.
Algumas creches e as escolas de tempo integral, por exemplo, oferecem até quatro refeições por dia, são elas: café da manhã, oferecido assim que os alunos chegam à escola, um lanche às nove horas, às onze e meia é servido o almoço, e à tarde os alunos ainda recebem outro lanche. Batata inglesa, cebola branca, maçã, cenoura, carne moída, coxa e contra coxa de frango, ovos, banana, melancia, acém e músculo bovino e peito de frango são alguns dos alimentos contidos no cardápio.
Hoje todos os alimentos são comprados pela Prefeitura, porém, existem projetos de algumas escolas do interior, para que verduras e legumes sejam plantados e colhidos na escola, numa atividade feita pelos próprios alunos. É o caso da escola da comunidade de Forno Grande. A Coordenadora, Elzi Constantino Gagno, disse que "Os alunos demonstram muito interesse em plantar e colher parte do próprio alimento. A realização do plantio das verduras e legumes que serão utilizados na merenda vai começar dentro de pouco tempo, como era feito na antiga Escola de Braço do Sul. Aqui serão plantadas cebola, salsa, alface, couve e outras hortaliças", informou a Coordenadora.
As refeições realizadas fora de casa são muito importantes para os alunos que, às vezes, não têm tempo de realizá-las antes de ir para escola. Para Emilly Favoreto Thezolin, aluna do Centro de Ensino Infantil Municipal “Abigail Silva de Andrade”, o café da manhã é a primeira refeição completa do dia: “Eu tomo leite antes de sair de casa, mas lá na Creche eu tomo leite de novo, como pão com manteiga, depois tem almoço, com salada, na sobremesa tem melancia, e outras coisas que gosto”, relatou a aluna do terceiro período. Já para a irmã dela, Laryssa Favoreto Thezolin, que estuda na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Madalena Pisa, o café da manhã de casa deve ser mais reforçado, já que na escola dela a refeição é somente na hora do recreio, quando é servido o almoço para as crianças “Lá tem arroz, feijão, carne moída, vários tipos de comida. Tem também a sobremesa, que é maçã, banana ou gelatina”, contou a aluna do segundo ano do ensino fundamental.
Segundo o Médico Pediatra, Dr. Sylvio Baptista Junior, a boa alimentação é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, não somente mental, mas físico também: “Sendo uma máquina perfeita, o corpo humano necessita da presença, em equilíbrio, de todos os elementos indispensáveis para uma boa nutrição. Entre eles estão: Proteínas, Carboidratos, Vitaminas e Gorduras. Como a gente vive em um país em que não é certo que todas as famílias tenham isso em casa, uma boa alimentação escolar garante isso para essas crianças, favorecendo não somente um bom desenvolvimento escolar, mas também uma boa formação da pessoa humana, do ponto de vista físico e psicossocial”, concluiu o Pediatra.
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