Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


19.04.2013

Fim dos Mutirões Contra a Dengue, Mas População Deve Continuar em Alerta

 

 

Mais de 50 funcionários da Saúde, entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, colocaram a "mão na massa" nos mutirões de combate a dengue, que aconteceram entre 22 de fevereiro e oito de março. Num trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras, durante 15 semanas, foram notificados 187 casos de dengue, sendo 159 deles confirmados.

 

De acordo com os dados registrados, na 13ª semana de combate a dengue, o número de casos já havia reduzido consideravelmente, graças ao trabalho realizado em equipe. Esse total registrado este ano, apenas nos três primeiros meses, é de 434% a mais que os números de todo ano passado, onde foram notificados 43 casos de dengue, sendo confirmados oito casos. Os motivos para isso estão nos registros da Secretaria Municipal de Saúde, que na administração anterior, além da falta de agentes de endemias no ínicio de 2012, outros problemas como a falta de insalubridade para os agentes, causaram uma deficiência nos serviços de rotina, que juntamente ao descuido da população, resultou nesta epidemia agora nos primeiros meses de 2013.

 

Todas as pessoas que tiveram suspeita de dengue receberam atendimento na Unidade de Saúde Solange Campanha, com acompanhamento de médicos e enfermeiros. Os mutirões aconteceram nas localidades onde o índice de infestação era maior, com mais pessoas doentes. Nessas localidades, além dos mutirões, o carro fumacê também passou durante sete semanas consecutivas.

 

Hoje apesar da epidemia de dengue em Castelo já estar sob controle, a população ainda deve ficar alerta, já que somente agora está começando uma epidemia no município vizinho, Cachoeiro de Itapemirim, portanto, com a proximidade das duas cidades, e o grande número de castelenses que trabalham e estudam em Cachoeiro, pode ser que alguns casos voltem a acontecer em Castelo.

 

Claudinéa Pariz, Referência Técnica da Educação e Saúde da Vigilância Ambiental em Castelo, informou que os trabalhos já voltaram a rotina, e deixou o alerta sobre a importância da participação da comunidade para que novos casos não aconteçam em nosso Município: "Temos um critério para monitoramento dos possíveis focos de dengue, recebemos notificações dos moradores das áreas onde existem esses possíveis focos, isso é repassado ao Supervisor Geral dos Agentes de Endemias, que envia uma equipe de Agentes até o local para verificar e tomar as devidas medidas. Além disso, passamos o índice de infestação, para que a população seja informada".

 

Depoimento de Quem Ajudou a Combater a Epidemia

 

Apesar de cansativo, para Álvaro Ferreira Campos Junior, Agente de Endemias, o trabalho compensou: “Foi um trabalho bom, onde ajudamos a eliminar os depósitos que acumulam água. Um trabalho árduo, cansativo, e que no final é de suma importância. A gente não tinha horário de almoço, já que os trabalhos começavam às sete da manhã e iam até à uma da tarde, porque a gente se sujava muito catando os possíveis depósitos. A quantidade de lixo assusta, apesar dos trabalhos de conscientização da população, encontramos carrocerias e pneus de carros, que deveriam ir para lugares específicos”, concluiu orgulhoso o Agente de Endemias, que participou constantemente dos mutirões de combate à dengue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.