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25.04.2013

SERVIDORES DA SAÚDE RECEBEM ORIENTAÇÕES DA PROCURADORIA

 

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde receberam orientações sobre o "Bom atendimento ao Público", esclarecendo dúvidas quanto ao atendimento prestado. A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira, 24 de abril, no Salão Comunitário da Igreja Matriz e contou com a participação do Procurador Geral do Município, Ricardo Machado, da Secretária Municipal de Saúde, Margareth Machado, e de 300 servidores, entre médicos, dentistas, técnicos de enfremagem, enfermeiros, agentes de saúde e até pessoas que trabalham no serviço burocrático.

 

O que motivou o encontro foi a quantidade de reclamações que o Ministério Público vem recebendo com relação ao atendimento dos servidores. Alguns funcionários, de certa forma, acabavam concordando com as reclamações do público, e com o fato de que os próprios funcionários orientavam os pacientes a procurarem a Promotoria do Município. Então ficou estabelecido que a partir desta data, as reclamações deverão ser feitas nas áreas onde acontecem.

 

Para Margareth Machado, Secretária Municipal de Saúde, esse tipo de problema pode ser facilmente solucionado no próprio setor onde aconteceu: "Estou na administração para atender a essas dificuldades. Ninguém nunca encontrou as portas fechadas desde que comecei a atuar como Secretária. Coisas difíceis de solucionar, que os funcionários não têm respostas, podem me procurar, e não diretamente ao Promotor, pois estarei lá para resolver esse tipo de problema", informou a Secretária.

 

Margareth falou também sobre os trabalhos da Atenção Primária e Atenção Básica do Município: "É de responsabilidade da Secretaria de Saúde distribuir o fluxo dos atendimentos. Quando é solicitado, por exemplo, um exame mais complexo, que o Município não tenha, ele deve encaminhar esse paciente para realizar o exame em outra cidade. Não temos todo tipo de profissional, mas é nossa obrigação dar seguimento ao paciente, criar um fluxo de atendimento a ele em outro local onde esse determinado tipo de profissional exista", concluiu.


Ricardo Machado,
Procurador Geral do Município, disse que o respeito deve haver, tanto do público para o servidor, quanto dos servidores para aqueles que necessitam do atendimento: "Vocês são servidores públicos 24 horas por dia, mas depois do horário de trabalho, não podem ser vítimas de desaforo. Em caso de tentativa de agressão, seja verbal ou física, devem tomar as providências cabíveis. No horário de trabalho, mantenham a máxima calma, não revidem, não respondam mal, mas assim que possível, tomem as medidas necessárias, como por exemplo uma denúncia. A denúncia, quando realizada, deve haver provas de que os fatos procedem. Nenhuma providência será tomada de nenhuma das partes sem que se comprove que o fato denunciado aconteceu", informou o Procurador.


Durante a reunião, os funcionários receberam orientações de como proceder em casos de denúncia, por exemplo. Foi explanado sobre o direito que todos têm de ir ao Promotor fazer suas reclamações, porém de ser desnecessário tomar tal atitude, já que a maioria das questões podem ser resolvidas nas próprias Secretarias.

 

Liege Sally Cardoso Corrêa, funcionária da Saúde há cinco anos, achou a reunião importante: "Atender o paciente como um todo, ainda que não seja no setor onde trabalho, a vacinação, informando a ele sobre o que necessita, com bom atendimento, que é prioridade. Vou ajudar da melhor maneira possível, para que o paciente saia de lá satisfeito", disse a Técnica em Enfermagem, que atua na área da Vacinação.


Para Elizabeth Aparecida Nascimento Pereira, funcionária da Saúde há sete anos, a reunião inédita pra ela durante os anos trabalhados foi esclarecedora: "É um tipo de ameaça que sofremos o tempo todo nas casas que visitamos. A população, por qualquer problema diz que vai procurar o Promotor. Agora, nossa orientação será de que essas pessoas procurem nossa Coordenadora para solucionar o problema", concluiu a Agente Comunitária de Saúde.

 

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