Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


29.04.2013

CASA DE APOIO PRESTA SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CASTELENSES

 

A Casa de Apoio de Castelo é um abrigo provisório para crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, seja de forma física ou psicológica, negligência, abandono, abuso ou exploração sexual, e crianças em processo de adoção. Desde a abertura em 2004, mais de 100 crianças e adolescentes já passaram pela Casa, que oferece amparo, assistência psicológica e social aos acolhidos e aos familiares, com visitas domiciliares. A idade permitida para o acolhimento na Casa é de um dia à 17 anos e 11 meses, e no ano passado, 24 crianças e adolescentes foram acolhidos, número que tem diminuído. No momento, a Casa de Apoio abriga nove crianças e dois adolescentes.

 

 

"A partir do momento em que a criança está no abrigo garantimos à ela um ambiente sem violência, até que haja a possibilidade de ser inserida novamente em seu lar, ou adotada por uma nova família", informou a Assistente Social da Casa de Apoio, Rosa Augusta Kister Ambrosim, ressaltando a necessidade da Casa para as crianças que sofreram qualquer tipo de violência.

 

 

Com 14 funcionários, a Casa de Apoio funciona durante 24 horas por dia com o plantão de Assistente de Serviços em Educação Social e Vigias, e necessita de determinação judicial para que as crianças sejam acolhidas e devolvidas a seus lares, ou adotadas, sendo oferecida participação na vida comunitária enquanto a criança está na Casa de Apoio, participando de projetos sociais e estudando. Além disso, existem as parcerias e articulações com o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Rede Sócio Assistencial.

 

 

As crianças e adolescentes que estão protegidos na Casa de Apoio de Castelo, contam com alimentação de qualidade, higiene, acompanhamento de médico e dentista, e são orientados a ajudar nos cuidados com o quarto em que dormem. A maioria dos abrigados são vítimas de negligência familiar, causadas pelo uso de álcool, drogas ou transtornos psiquiátricos. A Casa de Apoio recebe doações voluntárias de roupas e calçados para as crianças. No momento os profissionais que trabalham lá estão concluindo o Projeto “Apadrinhamento Afetivo”, que vai permitir que as crianças e adolescentes saiam da Casa com pessoas do Município durante feriados e finais de semana, o que vai garantir a essas crianças mais tempo de lazer.

 

 

K.R.A., de 12 anos, que está abrigada na Casa de Apoio há cinco anos e quatro meses, fala sobre a educação recebida na Casa: "Acho um pouco de cada coisa aqui dentro. É bom por estar aqui e ter uma casa. É ruim por não poder sair sozinha e não mexer no computador. Depois das dez horas da noite tenho que ir pra cama dormir. Aqui é um lugar muito importante. Estou aprendendo a ter independência. O fato de estar longe da minha família me deixa triste. Sempre sonhei em voltar para lá", disse a adolescente.

 

 

Para o Juiz da 2ª Vara, Márcio Nunes da Rosa , que cuida de órfãos, infância e juventude, a Casa de Apoio é uma obra de grande importância social em Castelo: "A Casa de Apoio, é importante para o Poder Judiciário na medida em que é um espaço que podemos usar em benefício da criança e do adolescente. Tem importância vital para a comunidade castelense no atendimento às crianças e adolescentes. Temos famílias inteiras abrigadas lá. É a maior obra da Assistência Social existente aqui", contou o Juiz, lembrando de alguns casos: "Poderia citar centenas de exemplos de pessoas que passaram por lá e hoje estão em situações melhores, entre eles, o de uma mãe usuária de crack, com três crianças, que hoje está empregada em uma empresa de Castelo, recebendo aluguel social e acaba de ganhar uma casa popular".

 

 

O abrigo é um espaço criado pela Prefeitura e fiscalizado pela Promotoria e pelo Judiciário, onde o Juiz tem o poder de determinar internações. Existe o trabalho de assistência médica, social, e teve o apoio do Fundo da Criança e do Adolescente, para a construção da Casa. É dever do Poder Executivo do Município manter a Casa, que também recebe uma ajuda do Governo do Estado. A Casa de Apoio fica na Avenida Giovani Piassi, número 580, Bairro Exposição, o telefone para contado é 3542-8505, e o e-mail é casa_apoio@hotmail.com.br

.

 

.


.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.