Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


30.04.2013

PROGRAMA DO GOVERNO DO ESTADO BENEFICIA FAMÍLIAS DE CASTELO

 

A Reunião com as famílias beneficiadas com o Programa Incluir (Programa Capixaba de Redução da Pobreza), realizada na última quinta-feira, 25 de abril, no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), teve como objetivo esclarecer as famílias que fazem parte do programa Incluir sobre o real intuito do Governo do Estado com a criação do programa, que visa atender as famílias que não participam do processo de desenvolvimento capixaba.

 

São famílias que vivenciam situações de pobreza e vulnerabilidades, e que merecem atenção e prioridade na adoção de medidas que possibilitem mudanças nas suas condições de vida e levem à sua inclusão socioprodutiva, em prol de uma vida mais digna e igualitária. O Programa Incluir surgiu da necessidade de atender mais de perto as famílias necessitadas.

 

Após o acolhimento realizado pela Coordenadora do CRAS, Priscila de Freitas Traváglia Andrade, onde apresentou o CRAS no Município às pessoas que ainda não tiveram oportunidade de conhecer, foi realizada uma dinâmica motivacional, com a Psicóloga do Programa, Verônica Ramos.

 

No Programa Incluir, cada Município tem uma equipe que, a partir das visitas domiciliares, acompanham cada um de uma forma específica, fazendo da equipe uma referência para essas famílias. Em Castelo, o Programa Incluir conta com o apoio de duas Assistentes Sociais, Tamiris Mazoco e Daniele Monteiro, da Psicóloga Verônica Ramos, e da Auxiliar Administrativa Taciana Duarte.

 

A Assistente Social Daniele Monteiro, explica a necessidade da implantação desse novo Programa: "Buscamos fazer com que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos serviços públicos do Estado e Município", informou a Assistente Social.

 

A Psicóloga do Programa Incluir, Verônica Ramos, orientou o público sobre a proposta de mudança encontrada no Programa Incluir, que há um ano existe em Castelo: "Nosso objetivo é trazer o público para dentro do Programa, dando acessibilidade das famílias ao serviço", disse Verônica Ramos.

 

A estudante Roberta Thiengo Louzada, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Gomes, que é beneficiada com o Programa Bolsa Família, e pertence a uma das famílias que serão beneficiadas com o Programa Incluir, "O Programa vai ajudar a quem precisa, por exemplo pra quem tem criança, que tem mais gastos, é uma renda a mais. A reunião foi para orientar sobre esse Programa", falou a adolescente, que tem 13 anos, e é moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

 

Durante a reunião, foi apresentada uma mensagem em forma de vídeo, com o tema "Aconteça o que acontecer, não desista nunca", explicado por Taciana Duarte, Auxiliar Administrativa do Programa.

 

Luéstia Camilo, Coordenadora do CIEE, informou sobre a possibilidade dos adolescentes beneficiados no Programa Incluir, ingressarem no CIEE: "Fui aprendiz do CIEE e hoje voltei como Coordenadora. Estamos em parceria com o CRAS para inserir os filhos dos beneficiados no primeiro emprego. Mas precisamos que as famílias nos procurem para realizarmos o cadastro", informou Luéstia, que destacou ainda a diferença entre os adolescentes que participam da "aprendizagem", que devem ter entre 14 anos e 16 anos e três meses, recebendo meio salário mínimo per capta, e o "estágio", onde o adolescente deve ter 16 anos e estar cursando o Ensino Médio, Técnico ou Superior. O adolescente que entrar como "aprendiz" no CIEE, vai normalmente para a escola, tendo aulas teóricas por oito meses com carteira assinada, salário, e todos os direitos de um trabalhador normal. O CIEE fica localizado no Centro Cultural de Castelo, antiga CACAL.

 

Maria da Penha Marcelino Camilo, beneficiada com o Programa Incluir, fez questão de falar sobre a colaboração do Programa para aqueles que não têm condições de trabalhar: "Vai ajudar mais do que antes, porque às vezes, a pessoa não tem um trabalho, e com o que a gente ganha já ajuda um pouco. Participei de um curso de costura, oferecido pelo CRAS, mas por motivos de força maior tive que sair. Quando tiver outro curso, como o de manicure, vou tentar começar de novo de novo. É a primeira vez que venho ao CRAS, as meninas daqui é que vão lá em casa", concluiu a doméstica.

 

O CRAS funciona de segunda à sexta-feira, perto do Campo do Bairro Niterói, das 7:30 às 17 horas, com objetivo de atender as necessidades das crianças, adolescentes, idosos e deficientes de Castelo. O telefone do CRAS para maiores informações é: 3542-1382.

 

.

 

 .

 

.

 

.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.