Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


27.05.2014

Saques do FGTS Movimentam a Economia do Município

 

Mais de R$ 506 mil foram liberados pela Caixa Econômica Federal de Castelo para os 229 trabalhadores residentes nas áreas atingidas pelas fortes chuvas, ocorridas em dezembro de 2013, quando o município chegou a decretar Situação de Emergência. O pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, de no máximo R$ 6.022,00 por pessoa, está sendo todo investido no comércio de Castelo, e foi liberado pelo banco entre os dias dez de fevereiro e 24 de março.

 

No comércio, as lojas mais procuradas são as de material de construção e de móveis e eletrodomésticos. “A liberação do FGTS foi muito importante, pois além de ajudar as pessoas que sofreram com as enchentes, está movimentando o comércio, gerando ainda mais emprego e renda para nosso município”, informou o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo, Márcio Guizardi.

 

O entregador de compras, Pedro da Silva, foi um dos beneficiados com a liberação do FGTS depois das chuvas de dezembro de 2013. “Retirei o máximo do meu Fundo de Garantia logo que liberou. Com dinheiro comprei o material de construção, e paguei o pedreiro para construir. Sem esse benefício eu não conseguiria reconstruir a casa onde moro com outras nove pessoas da família. O que tenho dentro de casa foi porque ganhei depois da enchente. O material de construção que utilizei na obra foi comprado todo em Castelo”, disse Sr. Pedro.

 

Para conseguir sacar o FGTS, os trabalhadores precisaram de um laudo emitido pela Defesa Civil Municipal, atestando que o imóvel estava localizado em uma das áreas afetadas por chuva ou inundação e reconhecida através de uma portadia do Governo Federal. “Mesmo com todo o apoio dos Governos Estadual e Municipal é importante para as pessoas reconstruírem, reformarem, adquirirem outros móveis e algumas despesas pessoais. É de suma importância que este dinheiro circule no comércio e contribua com a economia do município”, comentou o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Lúcio Cesconetti.

 

Em todo o Estado, além de Castelo, outros 53 municípios declararam situação de emergência ou estado de calamidade pública, devido às chuvas do final de 2013. Os trabalhadores que residiam em áreas atingidas e informadas pela Defesa Civil local, tiveram o direito a sacar o valor existente. Para realizar o saque, foi necessário ter saldo em conta e apresentar a documentação exigida pela lei.

 

Tiveram direito ao benefício os trabalhadores com contrato de trabalho formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais. O diretor não empregado e também o empregado doméstico cujo empregador os incluiu no sistema.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.