Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


04.09.2014

Quinta e Sexta de Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea

 

Desde as oito horas da manhã desta quinta-feira, dia quatro de setembro, um grupo de pessoas já aguardava na Praça Três Irmãos, para realizar as primeiras doações de sangue e cadastros de medula óssea da segunda campanha realizada em Castelo, no ano de 2014. Nas duas primeiras horas de doação, o ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), com toda estrutura necessária para triagem e doação, já havia recebido mais de 30 pessoas.

 

 

“Esta é a primeira vez que estou doando, por uma questão de humanidade. A gente nunca sabe se a gente, ou um filho vai precisar, então temos que abraçar esta causa, principalmente quem é cristão”, disse a Costureira Telma Silva, que mora na localidade de Usina São Miguel, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Os atiradores do Tiro de Guerra de Castelo também chegaram cedo para doar. É o caso de Jonathan Oliveira, que realizou o gesto solidário pela primeira vez. “É muito importante e gratificante ajudar ao próximo, eu nunca tinha doado, e agora pretendo doar sempre que tiver, pois além de ser um gesto bonito, pode acontecer que a gente também precise”, disse o jovem Jonathan, de 18 anos.

 

Para doar sangue, caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Quem doa sangue frenquentemente, deve aguardar um período para realizar a doação. Para os homens, esse intervalo é de dois meses, e para as mulheres, três meses. O doador deve apresentar um documento original com foto, preencher o cadastro com informações básicas e responder um questionário. Em seguida, o doador passará por uma triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

 

As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes, responsável porabastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado. “A campanha de doação de sangue serve para manter o estoque da Rede Pública Estadual, onde 40 hospitais recebem esse sangue. Já a importância do cadastro de medula, é para os pacientes que ficam na fila do transplante, que têm uma chance para cada 100 mil, por isso quanto mais cadastros, mais chances de encontrar alguém compatível”, informou a Médica Coordenadora da Coleta Externa do Hemoes, Aline Siegle.

 

No caso do cadastro de possíveis doadores de medula óssea, no Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, é necessário preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar do cadastro. A chance de compatibilidade de medula óssea é de uma em 100 mil. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado, e em caso de doador compatível, o voluntário é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

 

A campanha em Castelo, que é uma parceria do Rotary Club da cidade, com o Hemoes, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, acontece até às 16 horas desta quinta-feira. E nesta sexta-feira, dia cinco de setembro, a coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea será das oito às 15 horas e 30 minutos.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.