Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


05.06.2012

Conilon produzido em Castelo tem saca valorizada

 

 

Depois do sucesso alcançado com o café arábica produzido no interior do município de Castelo, localizado ao Sul do Espírito Santo, que vai representar o país em uma competição internacional, o destaque agora é do conilon que ganha mercado com preço valorizado. Para esta safra, já é possível comercializar a saca de café de qualidade por um preço melhor que o praticado no mercado.


Este valor agregado ao café conilon produzido no município foi possível devido aos investimentos e cuidados com os tratos culturais que os produtores dedicaram aos grãos. O principal incentivo veio com o Concurso de Qualidade do Café, realizado há cinco anos em Castelo, onde os produtores são estimulados a melhorar a qualidade. Esta melhoria começa a dar resultados, com a valorização e a conquista de novos mercados, já que depois de participar do concurso, as amostras são degustadas por profissionais do mercado mundial de cafés de qualidade.


Para obter esta qualidade desejada, o café deve ser cereja descascado. Os grãos devem ser colhidos mais maduros possível; devem ser descascados no mesmo dia da colheita; secar lentamente com temperatura de 40 graus, caso a secagem seja feita em secador a fornalha deve ter fogo indireto; o teor de umidade dos grãos deve chegar ao máximo de 12%. Seguindo a estas orientações, o produtor consegue a qualidade do seu café.


Os produtores que tem interesse em comercializar seu café conilon com o valor agregado de R$ 50 por saca, podem procurar a Sala de Degustação de Café de Castelo, situada à sede da Secretaria Municipal de Agricultura (antigo Banestes). No local será feita a análise e a classificação do café. Caso obtenha o nível de qualidade desejado, pode ser vendido por valor mais alto.


Com tantas conquistas os cafeicultores de Castelo tem motivos de sobra para comemorar, já que a cultura enfrentou crises. Agora, seguindo as orientações para condução da lavoura e da colheita os resultados alcançados atingem os objetivos. Por isso, no final deste ano, acontecerá o 6º Concurso de Qualidade do Café de Castelo, dando continuidade ao trabalho realizado. As inscrições serão abertas no mês de julho, na Secretaria Municipal de Agricultura.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.