Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


09.05.2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ORIENTA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

 

Por dois dias o auditório do CIAM ficou lotado de gente em busca de conhecimento na área de segurança alimentar. É que aconteceu nos dias sete e oito de maio o “Curso de Boas Práticas de Manipulação”, que atraiu 75 pessoas com o mesmo objetivo: comerciantes e manipuladores de alimentos aprendendo técnicas para garantir higiene e segurança no preparo e armazenamento adequado dos alimentos produzidos. O curso foi gratuito e realizado pela Vigilância Sanitária de Castelo.


A intenção do poder público com a realização do treinamento é assegurar que o consumidor terá um produto regional de qualidade garantida e atestada. Em oito horas de curso, cinco palestrantes orientaram os participantes sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos. Os Farmacêuticos Bioquímicos Roberto Mauro Passamani e Patricia Fardim Louzada, realizaram as culturas com diversos materiais e mostraram as evoluções das mesmas. Os outros orientadores foram o Veterinário da Vigilância Sanitária de Castelo, Vinícius Fernandes Lima, a Nutricionista Mayara Barboza e o Auditor Público Wagner José Inacio, ex-diretor da Vigilância Sanitária, e que já ministrou cursos anteriores, fe dessa vez falou sobre as ações que a Vigilância do município já realizou.

 .

 

A Nutricionista Mayara Barbosa apresentou um vídeo exibido no Fantástico, sobre os alimentos que mais provocam doenças, orientando sobre as doenças transmissíveis pelos alimentos, os grupos de maior risco, como crianças, gestantes e idosos, e a qualidade dos produtos. Mayara falou também sobre a importância da produção com qualidade: “É muito bom ter renda com a venda do produto, mas é muito mais importante ter um produto de qualidade, porque quando você vende um produto sem qualidade, além de perder seu cliente, o produtor corre o risco de estar contaminando o outro. Devemos lembrar que somos produtores, mas também consumidores”, alertou Mayara.


“O barato pode sair caro, quando o produto não é de boa procedência, muitas vezes, de dez quesitos exigidos pela Vigilância Sanitária, apenas um erro compromete o estabelecimento”, avisou Vinícius Fernandes Lima, Veterinário da Vigilância Sanitária de Castelo.

 

Ainda este ano deve acontecer outro curso nos mesmos moldes. De acordo com informações da Vigilância Sanitária de Castelo, o número de pessoas interessadas em fazer o curso foi muito além das vagas: “O curso foi no intuito de mostrar a outra ‘face’ da Vigilância Sanitária, já que muitos vêem como órgão punitivo. Enquanto na realidade é um órgão orientador que trabalha na promoção e prevenção da saúde. Estamos satisfeitos com essa grande procura”, informou Cícero Vittorazzi Donna, Referência Técnica da Vigilância Sanitária de Castelo.

 

Oito produtores de agroindústrias de Castelo, e indústrias familiares apoiaram o evento com amostras de seus produtos. Todas elas são inspecionadas pela Vigilância Sanitária. São elas: Geraldo Belo (Bairro Independência), Maria Lúcia Ferrão (Bairro Santo Andrezinho), Silvana Marinato Rangel (Bairro Esplanada), Eny Bentencor Ribeiro (Bairoo Vila Isabel), Jorsilene Tosi Christo (Bairro Centro), Paula Zanon (Bairro Independência), Armando Tessinari (São Cristóvão), e Alan Átila Rigo (Criméia). Além disso, o evento contou com outros colaboradores do Município, como Silvana Brunele, que ofereceu salgados.

 

.

 

.

 

.

 

.



 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.