Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


20.06.2013

Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula em Castelo

 

 

Com uma grande infraestrutura, o ônibus do HEMOES (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo), disponibiliza quatro leitos para doação simultânea, sala para lanche pós-doação, duas salas de entrevista, local para cadastro e testes vitais. O ônibus está localizado na Praça Três Irmãos, onde uma equipe de profissionais de Vitória realizam nestas quinta e sexta-feiras, 20 e 21 de junho, a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea em Castelo, das oito às 17 horas.



Uma das primeiras pessoas a participar da doação de sangue e cadastro de medula óssea, foi o Prefeito de Castelo Jair Ferraço. A iniciativa, do Rotary Clube de Castelo, conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e visa colher 100 bolsas de sangue por dia, que é limite da Unidade Móvel do HEMOES. Esse sangue será encaminhado à Vitória, onde passará por vários testes e será distribuído para os hospitais da Rede Pública Estadual. Além disso, a expectativa ainda é de realizar o maior número possível de cadastro de medula.



Flávia Venturim Zanuncio, além de doar sangue, participou do cadastro de medula. "Acho que todo mundo deveria doar sangue, porque é um ato de cidadania. Mais do que você vir aqui tirar um pouco do seu sangue, você está doando uma vida pra pessoa, você está fazendo com que ela tenha possibilidade de continuar, e de ter mais chances. E se cada um pensar, vai doer, não vale a pena, o sangue não se fabrica, e a partir do momento em que você tem a consciência e participa desse ato, você está fazendo o melhor para o próximo", disse Flávia, que tem 19 anos e é estudante.



Pessoas entre 16 e 67 anos, com mais de 50 quilos, com boa saúde, podem participar da Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. É necessário levar documento de identificação com foto, e os menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável. Quem desejar doar sangue pela manhã, pode estar alimentado com o café da manhã, e à tarde, a doação deve acontecer no mínimo três horas após o almoço.



"O gesto de doação de sangue é um ato de solidariedade humana, então a gente faz essa disponibilidade de trazer a unidade móvel, o Governo do Estado nos apoia nesse sentido, de estar levando esse projeto aos lugares onde é mais difícil a população ter mais acesso aos hemocentros. Então fica esse apelo para a população estar doando, porque o hemocentro, a unidade móvel do HEMOES, faz a distribuição do sangue coletado aos hospitais públicos de todo o Espírito Santo", disse Silvana Souza, que é Responsável pela Unidade Móvel do HEMOES.



Doar sangue é salvar vidas! Doar medula óssea é um ato heroico de amor ao próximo! Vamos todos participar! Para doar sangue, é necessário tomar alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, Cirurgias recentes, Endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses. Histórico recente de DST, quem tem ou já teve: Hepatite (após 10 anos de idade), Doença de chagas, Malária ou Sífilis, Vírus HIV ou AIDS, ou Cirurgia cardíaca.

 


 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.